Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/02/2020-14h02

Udesc promove exposição de pinturas do artista Tadeusz Deręgowski

 

Pintura do artista Tadeusz Deręgowski. Foto: Divulgação

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugura na próxima terça, 3 de março, às 17h, a exposição de pinturas "Paisagens Catarinenses", do artista Tadeusz Deręgowski. A exposição é destinada à comunidade interna e externa e sua visitação poderá ser feita até 4 de maio no espaço expositivo Dora Dutra Bay, localizado no Hall da Reitoria da Udesc, em Florianópolis.

As pinturas expostas celebram as paisagens ricas em diversidade natural de Santa Catarina. O artista as fez ao ar livre, nos últimos cinco anos, por todo o Estado, especialmente ao longo da costa e da Ilha de Santa Catarina. Entre os locais explorados, Santo Antônio de Lisboa, Praia de Moçambique, Guarda do Embaú, Trindade e o centro da cidade.


Sobre o artista

Tadeusz Deręgowski é um artista escocês. Há 25 anos, formou-se na universidade de Edimburgo e no Edinburgh College of Art. Alguns de seus trabalhos foram publicados no The Daily Telegraph, no The Times Educational Supplement, no The Guardian, no The Spectator e na Carlos Magazine. Em 2016, ganhou o Prêmio Ann Redpath de Pintura.

Já apresentou suas pinturas em diversos locais, entre eles, nas Academias Reais de Londres e Edimburgo, na galeria de Rose Issa em Londres, na Union Gallery em Edimburgo e na Galeria de Steven Walton em Bury St Edmunds. Atualmente, Tadeusz viaja e pinta na América Latina, Europa e Norte da África, mas vive em Florianópolis.
 

Sobre o espaço expositivo Dora Dutra Bay

O espaço expositivo, localizado no hall da reitoria da Udesc, homenageia a professora Dora Dutra Bay (1948-2009) por seus serviços prestados à Universidade como artista e professora.

Desde 2018, o Centro de Artes (Ceart) vêm realizando uma série de exposições artísticas no local. Já passaram pelo espaço Jussara Marangoni (instalação “Das ruínas em construção”), Soninha Vill (“Amazônia: a vida ainda pulsa”), Marina Takase (exposição de cerâmica “Um Toque de Fogo”), Luis Paganelli (exposição fotográfica “Olhar outros Olhares”), Tercília dos Santos (exposição de pintura “Os Jardins da Infância”), Marinela Goulart (exposição de esculturas-pinturas “CorpoTemporaneidade”), Dirce Körbes (exposição de telas "Às Margens") e Virgínia Maria Yunes (exposição fotográfica "Sob o Mesmo Céu").


Serviço:

O QUE: Exposição de pinturas "Paisagens Catarinenses", de Tadeusz Deręgowski.
QUANDO: Abertura em 3 de março, às 17h. Visitação até 4 de maio, das 9h às 19h.
ONDE: Espaço expositivo Dora Dutra Bay, hall da reitoria da Udesc - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h