Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/10/2018-18h18

Udesc promove oficinas de animação em stop motion no mês de outubro

Almofada de Penas/Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove duas atividades sobre animação neste mês. As oficinas, “Puppets para animação em Stop Motion” com o designer Marcos Telles e “Cenografia para animação em Stop Motion” com a artista plástica Ana Barroso, fazem parte do programa de extensão DesignAção do Centro de Artes (Ceart). As atividades têm como público-alvo estudantes e profissionais da área de design gráfico e industrial, mas também estão abertas à comunidade.

Ambas as oficinas oferecem gratuitamente 15 vagas mediante inscrição prévia, sendo que os participantes  serão escolhidos por ordem de inscrição e um email será enviado para os selecionados. Os minicursos são duas atividades distintas que acontecem em datas e horários diferentes, porém  ambos serão realizados na Udesc Ceart e cada um disponibilizará um certificado de 22h de participação.

Oficina “Puppets para Animação em Stop Motion” com Marcos Telles

O designer de produto Marcos Telles ministra a oficina de 16 a 20 de outubro. No dia 16 ocorre das 18h30 às 21h30, e no dia 20 de outubro, sábado, acontecerá em dois horários, das 9h30 às 12h30 e depois das 13h30 às 18h30, na sala Desenho 4 do bloco de tijolinhos da Udesc Ceart.

A oficina pretende mostrar o funcionamento de um puppet, como projetar um esqueleto funcional e como construir um boneco básico. Para se inscrever acesse o formulário online até o dia 11 de outubro. 

Marcos Telles é formado em Design de Produto pela UniverCidade no Rio de Janeiro. Atua como puppet maker e escultor para animações em stop-motion, possui também experiência profissional em design gráfico e ilustração. Trabalhou como Puppet Maker no curta-metragem “Almofada de Penas”.

Oficina “Cenografia para animação em Stop Motion” com Ana Barroso

Voltada para a construção de um cenário para a utilização em animação stop motion, a oficina tem o objetivo de oferecer conhecimentos básicos para construção de cenários para produções em stop motion. Um dos materiais utilizados durante as aulas serão objetos reciclados.

Os encontros acontecerão do dia 22 ao dia 26 de outubro: terça a quinta-feira das 18h30 às 21h30; e sexta das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30. Para participar inscreva-se neste formulário online até o dia 17 de outubro. A oficina será ministrada na sala de Desenho 4 do bloco de tijolinhos da Udesc Ceart.

Ana Barroso é formada em Artes Plásticas na Universidad Mayor de San Andres na Bolívia e  trabalha com gravura, ilustração, direção de arte e com o desenvolvimento de marionetes para animação e cenários. Também desenvolveu trabalhos como puppetmaker, cenógrafa e aderecista no curta-metragem em stop motion “Almofada de Penas”.

Stop Motion

Animação em stop motion significa "movimento parado", consiste na técnica de criar um filme ou uma linha de imagens a partir de milhares de fotos sequenciais. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são feitas de um mesmo ponto, com o objeto fotografado sofrendo uma leve mudança de lugar. Em uma animação em stop motion, existem diferentes processos que juntos formam o resultado final de um filme.

Os ministrantes, Marcos Telles e Ana Barroso atuaram juntos no curta de animação em stop motion “Almofadas de Penas”, filme idealizado pelo egresso do curso de Design Gráfico Joseph Specker Nys.

No próximo dia 11 de outubro, o egresso apresenta a palestra “Processos, técnicas e bastidores: produção de um curta-metragem de animação stop motion na Udesc. O evento será às 10h, no auditório do Bloco Amarelo do Ceart, e ao final haverá a exibição do curta-metragem “Almofada de Penas” para os presentes. O evento é gratuito.

Serviço:

O QUÊ: Oficina “Puppets para Animação em Stop Motion” com Marcos Telles
ONDE: Sala Desenho 4 do bloco de tijolinhos da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANDO: Dia 16 das 18h30 às 21h30, e dia 20 de outubro, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.
QUANTO: Gratuito mediante inscrição pelo formulário online até dia 11 de outubro.
+
O QUÊ: Oficina “Cenografia para animação em Stop Motion” com Ana Barroso
ONDE: Sala Desenho 4 do bloco de tijolinhos da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANDO: 22 a 26 de outubro, terça a quinta-feira das 18h30 às 21h30 e sexta das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.
QUANTO: Gratuito mediante inscrição pelo formulário online até dia 17 de outubro.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem do curta de animação Almofadas de Penas
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h