Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/09/2019-15h04

Udesc promove palestra e oficina sobre práticas cênicas acessíveis

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza nesta terça e quarta-feira, 1 e 2 de outubro, uma palestra e oficina sobre práticas cênicas acessíveis, com a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Marcia Berselli. As atividades são promovidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Departamento de Artes Cênicas (DAC).

Palestra


A palestra “Praticas cênicas acessíveis: algumas abordagens sobre o ver e o fazer teatro com grupos híbridos” ocorre no dia 1º de outubro, das 13h30 às 15h, no auditório profa. Cristina Pessi, no bloco amarelo da Udesc Ceart. A entrada é gratuita e não necessita inscrição prévia.

Na palestra, a pesquisadora apresentará um recorte de seus estudos sobre a temática da cena e da deficiência, provocando a reflexão sobre o que seria uma cena inclusiva. Compartilhando suas experiências práticas com grupos formados por pessoas com e sem deficiência, também serão debatidos alguns princípios norteadores para práticas cênicas acessíveis.

Oficina


A oficina “Práticas cênicas acessíveis: movimento, jogo e composição” será realizada no dia 2 de outubro, das 8h às 12h, no Laboratório 03 do Departamento de Artes Cênicas (DAC). São 20 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail diego.pereira@udesc.br

Na oficina serão desenvolvidas práticas cênicas a partir de abordagens que podem ampliar a acessibilidade a estruturas corporais e sensoriais diversas. Estarão em foco as abordagens somáticas do movimento e exercícios e jogos de composição, estimulando um espaço de experimentação com as diversas funções da cena (atuação, encenação, design de cena e expectação).

Sobre a ministrante


Marcia Berselli possui graduação em Teatro, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (Lacri/CNPq).

Pesquisadora do Teatro Flexível, investigando práticas de criação com pessoas com e sem deficiência. Coordenadora do programa de extensão “Práticas cênicas, escola e acessibilidade”. Artista da cena. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criação, estratégias e procedimentos de criação, contato improvisação, práticas corporais, surdez, acessibilidade, cena e deficiência, educação.

Serviço:


O QUE: Palestra “Praticas cênicas acessíveis: algumas abordagens sobre o ver e o fazer teatro com grupos híbridos”, com Marcia Berselli (UFSM).
QUANDO: 1º de outubro, das 13h30 às 15h.
ONDE: Auditório profa. Cristina Pessi, bloco amarelo da Udesc Ceart.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
+
O QUE: Oficina “Práticas cênicas acessíveis: movimento, jogo e composição”, com Marcia Berselli (UFSM).
QUANDO: 2 de outubro, das 8h às 12.
ONDE: Laboratório 03 do Departamento de Artes Cênicas (DAC).
INSCRIÇÕES: Gratuitas pelo e-mail diego.pereira@udesc.br. 20 vagas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Email: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h