Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/09/2018-16h54

Udesc realiza oficina sobre conscientização rítmica para ensembles e big band

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza na próxima quinta-feira, 27, uma oficina com o saxofonista, compositor brasileiro e educador Marcelo Coelho. Com o tema “Conscientização rítmica para ensembles e bigband: aplicações da linha rítmica para arranjo, performance e improvisação”, a atividade ocorre às 19h na sala 3 do Departamento de Música (DMU).

A atividade é gratuita, aberta à comunidade e sem necessidade de inscrição prévia, direcionada a instrumentistas, educadores e compositores interessados. A proposta de realização da oficina é baseada no conceito rítmico desenvolvido pelo pesquisador brasileiro José Eduardo Gramani nos volumes Rítmica e Rítmica Viva, objeto de pesquisa e produção de Marcelo Coelho.

O conteúdo abrange desde a consciência do pulso e sensibilização rítmica através de exercícios executados com os pés, mãos e voz, até a demonstração de aplicação das linhas rítmicas para a criação de arranjos, performance com leitura e execução de arranjos e improvisação. Ao final, os participantes serão capazes de criar os seus próprios padrões rítmicos, aplicando-os tanto para o desenvolvimento da percepção do ritmo, como também para o processo de criação musical.

O evento é realizado pelo programa de extensão Engenho Musical, coordenado pela professora Cristina Emboaba.

Sobre o ministrante

Marcelo Coelho é um saxofonista e compositor que busca o diálogo entre universos musicais e artísticos distintos, onde o erudito, o popular, o intuitivo e o acadêmico se integram em suas interseções com as artes visuais, a literatura e a dança. Com mestrado em Jazz Performance pela Universidade de Miami e doutorado em composição pela Unicamp, Marcelo atualmente desenvolve seu trabalho de criação no departamento de Música da  Universidade de São Paulo (USP), através do laboratório de composição e improvisação, tema do seu projeto de pós-doutorado.

Em função da sua produção musical, Coelho foi convidado a participar de importantes instituições internacionais ligadas ao jazz, como o IASJ – International Association of Schools of Jazz e o IRSA – International Rhythmic Studies Association

Como instrumentista, Marcelo Coelho tem tocado em diversos festivais de jazz na América do Sul, Estados Unidos e Europa ao lado de importantes músicos de jazz, dentre eles David Liebman, Phil Markowitz, Gene Perla, Didier Lockwood, Rick Peckham, Ed Sarah, Ronan Guilfoyle, Vincent Gardner, Ron Miller, Phil DeGreg, Cliff Korman; além dos músicos brasileiros Hermeto Pascoal, Guinga, Caetano Veloso, Sizão Machado, Sergio Barroso, Naylor Proveta e outros.

Serviço:

O QUE: Oficina “Conscientização rítmica para ensembles e bigband: aplicações da linha rítmica para arranjo, performance e improvisação”, com Marcelo Coelho.
QUANDO: 27 de setembro, às 19h.
ONDE: Sala 3 do Departamento de Música (DMU).
QUANTO: Gratuito a aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h