Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/09/2017-14h06

Udesc realiza recital e masterclass de violão em Florianópolis

Eventos são gratuitos e abertos à comunidade. Foto: Daniela Rivera Madeira
Premiado em diversos concursos brasileiros de violão, o violonista catarinense Bruno Madeira realizará em Florianópolis um recital solo e uma masterclass, ambos promovidos gratuitamente pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do programa de extensão Ponteio.

O recital será realizado na próxima segunda-feira, 18, às 20h30, na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Lagoa da Conceição, com duração aproximada de uma hora. O repertório será composto pela obra Estudios Sencillos, do cubano Leo Brouwer; uma seleção de sete estudos compostos por Heitor Villa-Lobos; e Sonata III, de Manuel Ponce.

“Estudos são tradicionalmente pequenas peças destinadas ao aprimoramento técnico do instrumentista. Porém, o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e o cubano Leo Brouwer vão além, escrevendo séries de estudos de grande valor artístico”, explica Bruno Madeira. No programa do recital, ainda consta a Sonata III do mexicano Manuel Ponce, uma das obras-primas do repertório violonístico do século 20.

Já a masterclass ocorre na próxima quarta, 20, às 13h30, no Departamento de Música da Udesc Ceart, com entrada gratuita e aberta ao público. “Na masterclass, o aluno apresenta a peça que está estudando, como em uma situação de recital, e após a performance o professor comenta sobre conceitos referentes ao fraseado, agógica, dinâmica, articulação, acentuação e estilo. As observações do professor servem tanto ao aluno executante quanto aos que estão como público”, informa Bruno.

Sobre o músico

Bruno Madeira é bacharel, mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo se destacado como melhor intérprete de Villa-Lobos no 10º Concurso Nacional Villa-Lobos e obtido primeiras colocações em diversos concursos de interpretação musical. Como solista e camerista, apresentou-se em diversas cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades de La Plata (Argentina) e Darmstadt (Alemanha).

Tem artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais, dos quais se destacam as pesquisas sobre aspectos técnicos do violão e o gesto corporal na performance. Bruno foi professor da Udesc e atuou como tutor e professor de violão da graduação à distância da Universidade Federal de São Carlos.

Serviço:

O QUÊ: Recital de violão solo, com Bruno Madeira.
QUANDO: 18 de setembro, às 20h30.
ONDE: Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Rua Francisca Luísa Vieira, 277, Lagoa da Conceição/Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

O QUÊ: Masterclass com Bruno Madeira.
QUANDO: 20 de setembro, às 13h30.
ONDE: Departamento de Música da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Bruno Madeira
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h