Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/06/2017-17h57

Acadêmico de Violão da Udesc apresenta recital de formatura no domingo

Reginaldo Pereira ingressou no bacharelado em violão pelo Vestibular de 2012 da Udesc. Foto: Pedro Oliveira
Neste domingo, 2 de julho, Reginaldo Pereira — formando do curso de Bacharelado em Violão do Departamento de Música (DMU)  do Centro de Artes (Ceart) da Universidade de Santa Catarina (Udesc) — apresenta seu recital de formatura. O evento será realizado na Igreja da Fazenda Da Esperança, em Florianópolis, e começa às 17h.

Em seu recital de fim de curso, Reginaldo Pereira irá apresentar algumas das obras que estudou durante os nove semestres cursados na Udesc Ceart. A apresentação será dividida em duas partes. A primeira delas tem repertório de músicas antigas, com estética renascentista e barroca. Já na segunda parte, as músicas interpretadas são de compositores mais recentes do México, de Cuba e da Venezuela e possuem harmonias que fogem do convencional.

O formando
Reginaldo Pereira ingressou no bacharelado em violão pelo Vestibular de 2012 da Udesc. Natural de Joinville, ele veio morar em Florianópolis para estudar. “Somente na faculdade fui ter meu primeiro professor de violão clássico, e por isso foram bastante desafiadores os primeiros semestres para adaptar minha técnica às exigências do repertório que começava a explorar.”
Em 2016, o estudante realizou um intercâmbio por seis meses na Cidade do México. Ele foi um dos selecionados pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2015.  Na Faculdade Nacional de Música do México, Reginaldo estudou Violão, Teoria e Análise Musical, sob a orientação do maestro Edgar Mario Luna.

O recital

A primeira parte será focada em John Dowland (1563-1626), que traz a sonoridade pré-tonal da estética musical renascentista, e em Silvius Leopold Weiss (1687-1750) que remete às danças de uma suíte barroca e uma retórica musical já justificada nas estruturas do sistema tonal.

Na parte final do recital, o repertório visita três países latino-americanos, a começar pelo México, com o compositor Manuel M. Ponce (1882-1948), grande colaborador na missão que Andrés Segóvia assumiu de enriquecer o repertório violonístico. Na sequencia, com Leo Brouwer (1939- ), compositor cubano, o ritmo vivo da ilha de Cuba move temas de canções populares entre camadas politonais. Para encerrar, a música venezuelana envolvida de muitas cores e atmosferas será representada pelo compositor e violonista Antonio Lauro (1917-1986)

Serviço:

O QUÊ: Recital de formatura com Reginaldo Pereira (Violão)
QUANDO: 2 de julho, às 17h.
ONDE: Fazenda da Esperança. Rua Rosa, 1764. Bairro Pantanal. Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reginaldo Pereira
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h