Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/08/2021-17h51

Udesc realiza roda de conversa sobre crianças e tecnologias nesta quarta-feira

Imagem: Divulgação.
O Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza com o apoio do grupo de pesquisa mei - música, educação e infância, do Programa de Pós-Graduação em Música (PPPGMus) do Ceart, a 3ª roda de conversa da série “Conversas sobre Crianças e Infâncias na Atualidade”. O encontro acontecerá nesta quarta-feira (25), às 18h30, no canal do YouTube do Nudha.

A edição do evento, traz o tema “Infância, crianças e TDICs: implicações a partir das vozes infantis”. As TDICs são as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e o bate-papo pretende contextualizar o uso delas no cotidiano, já que são parte da rotina de adultos e crianças. “O que, de fato, professoras e professores precisam considerar sobre esse uso, culturalmente presente em nosso dia-a-dia, ao pensar e planejar conteúdos que envolvam as TDICs como ferramenta, suporte, meio, linguagem e tudo o que ainda podemos descobrir? Que tal começar ouvindo as crianças?”, questiona a palestrante Daniela Bogolenta.

A condução do encontro será feita pela professora Sandra Mara da Cunha, da Udesc Ceart, coordenadora do mei – música, educação, infância. “O tema será apresentado a partir da perspectiva das crianças, mostrando o que têm a nos ensinar sobre o assunto, já que na atualidade, elas invertem a posição em relação aos adultos e possuem um domínio no uso dessas ferramentas. Convidamos docentes e estudantes, que atuam com crianças, para essa conversa”, finaliza Sandra.

Proposta
As rodas de conversa têm como proposta, abordar os desafios da articulação entre direitos das crianças e diversidade de infâncias, a partir de contribuições dos estudos sociais da infância. O objetivo é pensar a infância como geração e as crianças como sujeitos de direitos e trazer o assunto em torno desses temas para salas de aulas, estágios e cursos, tanto na graduação como na pós-graduação, em especial nas licenciaturas. 

Convidada
Daniela Gorgulho Bogolenta é pedagoga pela Universidade Mackenzie (SP) e mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP. É membra do GEPSI – Grupo de Pesquisas em Sociologia da Infância e Educação Infantil, vinculado à faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua principalmente com os temas da infância, educação infantil e TDICs.

Agenda
A próxima roda de conversa, e última de uma série de quatro encontros, acontecerá no dia 22 de setembro, com o tema “Arte e infância no Ceart”, e será apresentado pelos professores da Udesc Ceart, Sandra Cunha e Diego de Medeiros.

Serviço
O quê: Roda de Conversa “Infância, crianças e TDICs: implicações a partir das vozes infantis”, com Daniela Bogolenta;
Quando: 25 de agosto, quarta-feira, às 18h30;
Onde: Canal do YouTube do Nudha;
Público-alvo: estudantes, pesquisadores e interessados no tema;
Acesso: aberto.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h