Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/07/2021-21h48

Udesc realiza roda de conversa sobre criança, infância e raça nesta quarta

Imagem: Divulgação
O Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza com o apoio do Grupo de Pesquisa Música, Educação e Infância do centro, a 2ª roda de conversa da série “Conversas sobre Crianças e Infâncias na Atualidade”. O encontro acontecerá nesta quarta-feira (21), às 18h30, no canal do Nudha no YouTube.

O tema da conversa desta quarta  “Criança, infância e raça: alguns apontamentos e reflexões”, terá a participação da professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Mighian Danae Ferreira Nunes. A roda será conduzida pela professora Sandra Mara da Cunha, da Udesc Ceart e coordenadora do grupo de pesquisa. O evento é aberto e destinado a estudantes, professores, pesquisadores, pessoas que atuam com crianças, e demais interessados no tema.

“A ideia nesse segundo encontro é, ao apresentar os conceitos de criança e infância comuns ao modelo urbano-ocidental da sociedade brasileira, refletir em que medida o conceito de raça, utilizados em termos sociológicos e políticos, pode contribuir para a ampliação do debate do campo da sociologia da infância. A roda de conversa buscará, a partir da exposição de uma pesquisa realizada com crianças negras, apresentar por quais modos estes trabalhos podem fortalecer o debate das relações raciais no Brasil e a visibilidade da(s) criança(s) e infância(s) brasileira(s)”, afirma a professora Mighian.

Partindo das contribuições dos estudos sociais da infância, as rodas de conversa têm como proposta, abordar os desafios da articulação entre direitos das crianças e diversidade de infâncias. O objetivo é pensar a infância como geração e as crianças como sujeitos de direitos e trazer o assunto em torno desses temas devem estar presentes em aulas, estágios e cursos, tanto na graduação como na pós-graduação, em especial nas licenciaturas. 

Sobre a palestrante

Mighian Danae Ferreira Nunes é pedagoga, mestre e doutora em educação, professora da UNILAB, campus dos Malês, em São Francisco do Conde – BA, onde coordena o projeto selecionado no Edital Equidade Racial na Educação Básica – CEERT, 2020. Atua principalmente com os temas das relações étnico-raciais e antirracismo, gênero, estudos sociais da infância e pesquisa com crianças.

Próximos encontros
  • 25/08: Infância, crianças e as TIDCs: implicações a partir das vozes infantis – Daniela Gorgulho Bogolenta – Colégio Porto Seguro
  • 22/09: Educação musical e infância: – Sandra Cunha – Udesc Ceart

Serviço
  • O quê: Roda de Conversa “Criança, infância e raça: alguns apontamentos e reflexões”;
  • Quando: 21 de julho, quarta-feira, às 18h30;
  • Onde: Canal do Nudha no YouTube;
  • Público-alvo: estudantes, pesquisadores e interessados no tema.
  • Acesso: aberto.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h