Laboratório de Ecotoxicologia - LAB ECOTOX
Sala: Bloco Araçá
Responsável: Prof.(a) Dra. Priscila Natasha Kinas
Email: priscila.kinas@udesc.br
Área: 9 m2
Capacidade: 2 alunos
Manual de Boas Práticas: Clique aqui
Equipamentos: Contador de colônia; Chapa Aquecedora; Microscópio Autoclave Vertical CS; Incubadora.
O Laboratório de Ecotoxicologia está administrativamente subordinado ao Departamento de Engenharia Civil, do Centro de Educação Superior do Alto vale do Itajaí-CEAVI, caracterizando-se como espaço com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão pela comunidade acadêmica do Centro.
A toxicologia é uma ciência multidisciplinar, que abrange uma vasta área de conhecimento, relacionando-se estritamente com diversas outras ciências, pois sem os conhecimentos interrelacionados, dificilmente poderá atingir seus objetivos: prevenir, diagnosticar e tratar.
A toxicologia é desenvolvida por especialistas com diferentes formações profissionais, oferecendo cada um contribuições específicas em uma ou mais áreas de atividade permitindo assim, o aperfeiçoamento dos conhecimentos e o desenvolvimento das áreas de atuação.
No âmbito da toxicologia, distinguem-se várias áreas, de acordo com a natureza do agente ou a maneira como este alcança o organismo. Destacam-se entre outras:
Toxicologia ambiental: que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos contaminantes químicos ambientais com os organismos humanos.
Toxicologia ocupacional: que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos contaminantes do ambiente de trabalho, com o indivíduo exposto e o impacto sobre sua saúde. Portanto este laboratório atende as seguintes disciplinas:
Este laboratório pode ser utilizado nas seguintes disciplinas:
Ensaios com Daphnias (Microcrustáceos)
As Daphnia (frequentemente Daphnia magna ou Daphnia similis) são talvez os organismos mais conhecidos em testes de ecotoxicidade aquática.
Uso Laboratorial:
Ensaios com Anelídeos (Minhocas)
Os anelídeos, especialmente as minhocas (Eisenia fetida e Eisenia andrei), são os organismos-teste de escolha para a avaliação da toxicidade de ambientes terrestres ou sedimentos.
Uso Laboratorial:
Os grupos são cruciais para a Ecotoxicologia e o Monitoramento Ambiental e sua utilização é uma prática laboratorial padronizada em todo o mundo.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




