




O Grupo de Pesquisa Saúde e Meio Ambiente, composto por pesquisadores (mestres e doutores) das áreas de matemática, biologia, química, engenharia civil e engenharia química, tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais capacitados, técnica e cientificamente, na área de Engenharia Sanitária. Suas linhas de pesquisa — saúde pública e aplicada, monitoramento ambiental e educação ambiental — focam prioritariamente na saúde pública, com estudos voltados para o tratamento e a qualidade da água na região do Alto Vale do Itajaí.
Área do Conhecimento:
Engenharias > Engenharia Sanitária > Saneamento Básico > Limpeza Pública
Objetivo:
Aguardando informação.
Palavras-chave: Epidemiologia.
Área do Conhecimento:
Engenharias > Engenharia Sanitária > Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias > Educação
Objetivo:
Esta linha de pesquisa busca incentivar alunos do ensino médio a adquirir conhecimentos sobre engenharia sanitária por meio do desenvolvimento de uma estação de tratamento em miniatura. A iniciativa visa proporcionar uma compreensão prática e educativa dos processos de tratamento de água e esgoto, estimulando o interesse pela área e promovendo a conscientização ambiental desde cedo.
Palavras-chave: Engenharia Sanitária, água e saúde.
ENGENHARIA SANITÁRIA E INTERFACES
Área do Conhecimento:
Engenharias > Engenharia Sanitária
Objetivo:
Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos e projetos que abrangem múltiplas perspectivas e aspectos do planejamento e gestão territorial, infraestrutura, saneamento, construção civil, além da aplicação de meios computacionais e sistemas diversos, tanto em contextos urbanos quanto rurais. O foco é integrar essas áreas para promover soluções eficientes e sustentáveis no desenvolvimento territorial.
Palavras-chave: Desempenho construtivo, infraestrutura, materiais e métodos de construção, construção civil e paisagem.
Área do Conhecimento:
Engenharias > Engenharia Sanitária > Recursos Hídricos > Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos
Objetivo:
Esta linha de pesquisa tem como objetivo realizar análises periódicas da qualidade da água dos corpos hídricos na região do Alto Vale do Itajaí, utilizando o Índice de Qualidade de Água (IQA). O foco é monitorar e avaliar a qualidade dos recursos hídricos para garantir a segurança ambiental e a saúde pública, além de fornecer subsídios para ações de gestão e preservação dos mananciais.
Palavras-chave: Índice de Qualidade de Água, biomonitoramento e água.
CHAMADA CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - UNIVERSAL
Projeto: Tratamento de efluente têxtil em eletro-biorreator a membrana precedido de reator anaeróbio: avaliação de desempenho, estudo da passivação dos eletrodos da comunidade microbiana
Agência Financiadora: CNPq
Valor do Fomento: R$ 99.000,00
Projeto: Eletrobiorreator a membrana aplicado ao tratamento de efluente da indústria têxtil
Agência(s) Financiadora(s): FAPESC e CNPq
Valor do Fomento: R$ 86.680,00
Atualize os projetos financiados pelo grupo através do formulário: FORMULÁRIO
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




