Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

21/03/2024-17h05

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc mostra balanço de operação no Meio-Oeste

Encontro foi promovido na segunda - Foto: Divulgação
O pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Alfredo Balduíno Santos, e o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, estiveram na Prefeitura de Água Doce, no Meio-Oeste Catarinense, na segunda-feira, 18, para apresentar os resultados da Operação Horizonte, realizada na região, em 2023, pelo Núcleo Extensionista Rondon da Udesc (NER).

Os gestores foram recebidos pela prefeita de Água Doce, Nelci Fátima Trento Bortolini; pelos secretários de Administração e Fazenda, Clair Gemelli, e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo, Marino de Souza Pinto; pela secretária de Educação Cultura e Esportes, Zelaine Peliccioli; pela diretora do Departamento de Cultura, Marines Toigo; e pela assessora de direção do Cedup, Dirlei Zoletti.

Balduíno e Jara destacaram, em números, o impacto da operação, que envolveu 24 municípios de três associações (Amai, Amooc e Amplasc) entre 2 e 12 de agosto de 2023, e promoveu 1.358 oficinas para 42.653 pessoas.

A maior operação da história do NER em número de municípios também foi a maior em número de rondonistas envolvidos, com 429 pessoas, entre as quais professores, acadêmicos da Udesc e de instituições parceiras, inclusive de países como Paraguai, Equador, Argentina, Guiné-Bissau e Angola.

Engajamento

O pró-reitor Balduíno agradeceu o engajamento de todos os servidores da Prefeitura de Água Doce e da população, que recebeu de braços abertos a comitiva de rondonistas, e ainda destacou a importância da operação para a formação dos acadêmicos. "Extensão é formação e isso humaniza todo o conhecimento científico repassado nas oficinas", afirmou.

Já o coordenador Jara ressaltou que os alunos participantes também voltaram fortalecidos e conscientes da importância que as ações de extensão da Udesc têm para contribuir e alavancar o desenvolvimento regional. 

A prefeita Nelci também destacou o impacto que a Operação Horizonte teve em Água Doce e comentou que até hoje as oficinas são lembradas com carinho pela população. 

Próximas ações

Na reunião, os gestores da universidade também entregaram o Catálogo de Extensão da Udesc, que apresenta as 1.250 ações da instituição na área, e o livro "Conhecendo o NER", que traz o histórico do Núcleo Extensionista Rondon e das suas ações.

A reunião avançou para novas parcerias e atividades da Udesc com a Prefeitura de Água Doce, com o início de tratativas para assinatura de termo de convênio para novas ações, como o Rondon em Casa ou uma escola de extensão da Udesc para a comunidade local.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Água Doce
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 13
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h