Ações com a metodologia Esag Kids foram replicadas
durante a operação - Fotos: Divulgação
Cerca de 1,3 mil exemplares de obras produzidas pelo programa permanente de extensão
Esag Kids e parceiros foram distribuídos durante a
Operação Horizonte, realizada entre 2 e 12 de agosto pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 24 municípios do Meio-Oeste Catarinense.
Dentre os integrantes do Esag Kids que participaram das atividades, esteve o coordenador do programa, Eduardo Jara, também coordenador de Extensão da universidade. O docente é vinculado ao
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
Mais de sete obras diferentes foram distribuídas nos 24 municípios que fizeram parte da Operação Horizonte, dentre elas, as seguintes produções (algumas também disponíveis em formato digital):
-
Aventuras de uma Pipa no Projeto Rondon
-
Aventuras de uma Pipa na Amazônia
-
Aventuras de uma Pipa no Mundo da Política
-
Aventuras de uma Pipa prevenindo queimaduras (em português e espanhol)
-
Economia Criativa para Crianças
Recordes
Para Jara, ao desenvolver ações simultâneas em mais de vinte municípios, o Esag Kids realizou "sua maior ação em oito anos de existência, desde a primeira oficina, em outubro de 2015".
A Operação Horizonte, que mobilizou cerca de 400 rondonistas, realizou mais de 1,4 mil atividades e contemplou mais de 42,6 mil pessoas, foi também a maior da história do NER Udesc.
"Nossa participação na Operação Horizonte nos confirma o fortalecimento da extensão universitária da Udesc e a capacidade de utilizarmos todo o potencial que a universidade estadual oferece em prol do desenvolvimento regional e do fortalecimento de uma educação de qualidade", afirma o professor.
Metodologia replicável
Jara destaca que, no caso do Esag Kids, o aprimoramento das oficinas ao longo do tempo permitiu que o programa desenvolvesse uma metodologia própria consolidada, reconhecida e replicável, o que trouxe resultados significativos na operação.
Segundo ele, nos diversos municípios envolvidos, coordenadores de equipe parceiros do Esag Kids estimularam a realização de atividades com a metodologia do programa, como contação de histórias e feirinhas do livro infantil.
Os livros distribuidos foram produzidos com recursos do Programa de Apoio a Projetos (PAP), da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif).
Treze Tílias
O coordenador conta que um dos municípios que mais teve ações Esag Kids realizadas foi Treze Tílias, onde a equipe, formada por oito estudantes de diferentes instituições, foi coordenada pelo técnico Donizete Bitencourt, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).
A equipe coordenada por Bitencourt promoveu cerca de 40 oficinas com a abordagem Esag Kids, envolvendo contação de história, Feirinha do Livro, uma tarde de autógrafos, produção textual com Canvas Kid e uma oficina de reciclagem com inovação e Canvas Kids, além de uma ação de doação de livros.
Mais de 1,2 mil pessoas, dentre estudantes de escolas municipais e estaduais, professores e comunidade local participaram das atividades no município.
Durante a Feirinha do Livro, que contou com presença do prefeito, Rudi Ohlweiler, foi realizada a tarde de autógrafos com os autores do livro Aventuras de uma Pipa no Mundo da Política: além de Jara, os professores Daniel Pinheiro (Udesc Esag) e Luiz Felipe Reinecke (Udesc Balneário Camboriú).
Outros municípios
Dentre os municípios e coordenadores de equipe que tiveram atividades Esag Kids, destacam-se: Marema, com a professora Gisele Pereira (Udesc Cead); Brunópolis, com a enfermeira Valdirene Àvila (Udesc); Água Doce, com o técnico Rogério Bodemuller (Udesc), onde houve tarde de autógrafos com a técnica Tania Foletto, co-autora do livro Aventuras de uma Pipa no Projeto Rondon; Vargem, com a acadêmica Camila Vieira Hilleshein (Udesc Faed); Abelardo Luz, com o acadêmico Adriano Henrique dos Santos (Udesc Alto Vale); Zortèa, com a acadêmica Vivian Luft (Udesc Oeste); e Vargem Bonita, com a técnica Glaucimari Françosi (Udesc Lages).
Internacionalização
Jara destaca ainda a participação de professores e alunos estrangeiros nas ações: muitas oficinas tiveram participação de estudantes equatorianos, da Universidade de Loja (UPTL); a também atuaram nas oficinas três docentes da Universidade Nacional de Asunción (UNA), do Paraguai: Nancy Godoy, Treze Tílias; Raquel Lafuente, em Luzerna; e Celso Cárdenas, em Ouro Verde.
"Como resultado, estão sendo ampliadas as parcerias para produção de livros traduzidos para o Guaraní e também em espanhol", conclui o professor.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009