Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/09/2017-15h11

Acadêmicos da Udesc podem receber informações da universidade pelo WhatsApp

Alunos devem preencher cadastro e adicionar número da Udesc na agenda do celular - Arte: Dafne Miranda
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou neste mês um novo canal de comunicação com os estudantes da instituição via WhatsApp.

Pelo aplicativo de mensagens, os alunos podem receber notícias do seu interesse sobre eventos que ocorrem na universidade, além de editais de bolsas e auxílios estudantis, concursos, oportunidades de intercâmbio, capacitações, palestras, entre outros assuntos.

A produção e o envio do conteúdo são realizados pela Secretaria de Comunicação (Secom), da Udesc.

Para receber as notícias, os acadêmicos precisam preencher um formulário com o nome, o número de telefone e o centro de ensino no qual estudam. Também é necessário que o estudante cadastre o número da Udesc na agenda de contatos do seu celular.

O novo canal é uma lista de transmissão (espécie de grupo de WhatsApp). Ou seja, as mensagens são enviadas individualmente a cada estudante.

Inicialmente, a lista foi composta por alunos que integram diretórios acadêmicos, empresas juniores e atléticas nos centros. Agora, a ideia é disponibilizar o serviço a qualquer acadêmico interessado em receber as notícias.

Notícias no YouTube

Além do WhatsApp, neste mês a Udesc também reativou seu canal de vídeos no YouTube, a partir da produção de matérias jornalisticas de interesse para toda a comunidade acadêmica. Semanalmente, um novo conteúdo do Notícias Udesc é postado no canal e compartilhado nas mídias sociais da universidade. 

Entre os assuntos que já foram abordados, estão o novo e-mail institucional dos alunos e servidores, o Vestibular de Verão 2018 e a segunda edição do Prêmio Simplifica Udesc. No canal, também é possível conferir os vídeos institucionais da universidade.

A produção é dos estagiários de Jornalismo da Secom, Victor Lacombe e Isadora Vicente, com a coordenação dos profissionais do setor.

Número crescente de curtidores

Paralelamente, os perfis oficiais da Udesc no Facebook, no Instagram e no Twitter têm divulgado diariamente as principais notícias da universidade. O resultado é o aumento do número de seguidores: já são mais de 60 mil curtidores no Facebook, mais de quatro mil no Instagram e quase três mil no Twitter.

A Udesc também está presente no Stories do Instagram, com a produção de vídeos diários sobre assuntos de interesse de estudantes e da comunidade em geral. O conteúdo é produzido pela bolsista de Design Gráfico Letícia Schuli, do Laboratório de Design (LabDesign), da Udesc, com a supervisão da Secom.

Alunos podem ter e-mail institucional

Outro canal de comunicação criado recentemente para os alunos é a possibilidade de ativar gratuitamente um e-mail da Udesc personalizado, pelo sistema Outlook, na plataforma Office 365, da Microsoft. 

Além do e-mail institucional, que tem 50 Gigabyte (Gb) de capacidade na caixa de entrada, o usuário tem acesso a outros aplicativos e benefícios, como 1 Terabyte (Tb) de armazenamento de arquivos em nuvem, pelo OneDrive, além de licenças para usar os principais programas da Microsoft (Word, Excel, Powerpoint, etc).

Para habilitar o e-mail @edu.udesc.br, quem já é aluno deve acessar o portal IdUdesc, inserir o login (CPF) e a senha e clicar na aba "Ativar e-mail" ou seguir as instruções no quadro verde da tela inicial.

Após a ativação, basta entrar em office.udesc.br. Mais informações sobre o e-mail podem ser obtidas nos seguintes endereços: bit.ly/ativeseuemail www.udesc.br/sistemas/office365.

A criação do canal no WhatsApp, além da presença nas mídias sociais mais relevantes e do Office 365, fazem parte do Projeto Conexão Udesc, do Plano de Gestão 2016-2020, que busca novas formas de aproximação com os públicos estratégicos da universidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h