Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/08/2017-19h02

Alunos da Udesc podem enviar artigos para apresentação nos Jogos Universitários Brasileiros

Envios podem ser feitos até 14 de setembro - Arte: Div.
Alunos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão representar a instituição nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) apresentando artigos científicos sobre temas de qualquer área do conhecimento associados a esportes.

Maior evento esportivo universitário do País, a competição será em Goiânia, entre 18 e 22 de outubro. 

Na edição deste ano, a Udesc também participará nas seguintes modalidades: basquete 3x3 feminino, futebol virtual, natação masculino, tênis de campo feminino e xadrez masculino.

"Essas vagas foram conquistadas nos Jogos Universitários Catarinenses, em julho, e credenciaram a Udesc para a etapa nacional. O título de campeão geral do JUCs também credenciou a universidade para o JUBs acadêmico", destaca a coordenadora de Eventos da Udesc, Josiele Alves.

Como participar da modalidade acadêmica

Conforme o regulamento (a partir da página 38), é preciso ter entre 18 e 25 anos para participar do JUBs acadêmico. Até 14 de setembro, os acadêmicos interessados em apresentar trabalhos nos jogos deverão enviar os artigos para o e-mail pesquisa.cefid@udesc.br, em dois formatos: PDF e com extensão doc, docx ou rtg e, se houver figuras, nos formatos jpg ou tif.

A seleção será feita pela Comissão de Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid). Os alunos selecionados para apresentar seus estudos presencialmente serão credenciados nos jogos e terão direito a hospedagem, alimentação e transporte oferecidos pela organização do JUBs.

Udesc estreou com título

Em 2016, foi a primeira vez em 64 edições que o JUBs teve, além de modalidades esportivas, a competição de trabalhos acadêmicos. O aluno Guilherme Ribeiro da Silva, da Udesc Cefid, conquistou o primeiro lugar, com o trabalho "Reprodutibilidade da espessura muscular e adiposa mensurada através do ultra som portátil Bodymetrix PX 2000".

Na edição do ano passado, a Udesc também ficou em quarto lugar no tênis feminino, com Ana Luiza Goya Santos (Udesc Cefid) e no basquete 3x3, com Camila Fadel da Silva e Mônica Cristina Flach (Udesc Cefid) e Rúbia Truppel dos Santos e Chiara Gagliardi (Udesc Lages).

Incentivo ao esporte universitário

Os JUBs são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com o Ministério do Esporte. O evento busca fomentar a prática do esporte universitário, identificar talentos e promover o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes.

Além disso, contribui para o desenvolvimento integral dos alunos atletas como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cefid pelo telefone (48) 3664-8681 e pelo e-mail pesquisa.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h