Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/08/2017-15h46

Concurso de comunicação científica da União Europeia dará viagem para vencedor

Inscrição ocorre em vídeo ou pelo Skype - Arte: Divulg.
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil têm até 15 de setembro para se inscrever no Euraxess Science Slam Brazil, um dos maiores concursos de comunicação científica do mundo, que premiará o vencedor com uma viagem para a Europa e visita a um dos centros avançados de pesquisa sediados no continente.

Podem participar mestrandos, doutorandos, mestres, doutores e pós-doutores, pesquisadores e professores universitários de qualquer área do conhecimento.

O candidato deve inscrever sua ideia de apresentação – em vídeo ou pelo Skype – no site do concurso.

Serão aceitas as cem primeiras inscrições, que passarão por uma comissão de avaliadores, e cinco delas participarão da final, em 25 de outubro, no Consulado da Itália no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). 

Os finalistas terão um workshop de comunicação científica, no Rio de Janeiro, com as despesas pagas pela Euraxess, como atividade preparatória para a apresentação final, que será de até seis minutos, ao vivo, para uma audiência variada e um júri formado por pesquisadores e especialistas em comunicação científica.

Sobre o concurso

Iniciativa da Euraxess Brazil, a edição 2017 do Euraxess Science Slam tem apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da SNCT, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Delegação da União Europeia no Brasil.

O objetivo do concurso é estimular a interação entre pesquisadores e sociedade de maneira que a linguagem científica seja apresentada de forma original, criativa e mais próxima do público leigo.

O concurso propicia ainda a oportunidade de pesquisadores apresentarem seus trabalhos fora das restrições formais vigentes em laboratórios, salas de aula e conferências científicas tradicionais.

Os finalistas são avaliados com base na sua capacidade de capturar a atenção da audiência e, para isso, é permitido o uso de técnicas variadas e criativas, desde o teatro e a música até o uso de vídeos e desenhos, entre outros. Confira os vencedores das edições anteriores:

  • 2014 – Vanessa Cardoso Pires, da Universidade de São Paulo (USP): vídeo
  • 2015 – Leonardo Parreira Silva Nascimento, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): vídeo
  • 2016 – André Azevedo, da Universidade Estadual de Londrina (UEL): vídeo
A Euraxess é uma iniciativa da Comissão Europeia que promove o desenvolvimento das carreiras científicas e a mobilidade de pesquisadores para fortalecer a colaboração científica entre a Europa e os demais continentes. A rede é formada por 40 países europeus e tem representantes no Brasil.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Confap
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h