Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/10/2016-11h40

Curso de Enfermagem da Udesc Oeste distribui cartilhas para pacientes com alta hospitalar

Um programa de extensão do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez a entrega de duas mil cartilhas aos pacientes em alta hospitalar em Chapecó, com orientações sobre manuseio das sondas vesical de demora e alimentar e cuidados sobre a traqueostomia e acamados.

As quatro cartilhas, com 500 cópias cada, foram elaboradas pelos acadêmicos e professores de Enfermagem da Udesc Oeste e profissionais de saúde e distribuídas na segunda semana de outubro aos pacientes do Hospital Regional do Oeste (HRO).

A ação foi realizada dentro do programa de extensão "Formação para profissionais de Enfermagem da atenção hospitalar em educação permanente em saúde", que é coordenado pela professora Fernanda Karla Metelski.

Também fazem parte do programa as professoras Olvani Martins da Silva, Edlamar Adamy, Carla Argenta e Denise Azambuja, o docente Samuel Zuge, e os acadêmicos Josué Samoel da Silva, Gabriel de Marqui, Mariane Bueno, Bruna Teston, Fabiane Milan, Joice Comerlato, Keli Hubert e Camila Marcon.

Sondas e orientações

A sonda vesical de demora ou cateterismo, que deve ser trocada a cada 30 dias, é a passagem de um cateter pelo canal uretral até a bexiga para realizar a drenagem contínua da urina. O objetivo é esvaziar a bexiga e controlar o volume da urina para promover o conforto do usuário com dificuldade. Os cuidados da cartilha são sobre higiene íntima e manuseio da sonda.

A sonda alimentar é um tubo fino feito de borracha macia e flexível que vai até a primeira porção do duodeno e é usada para alimentação e, em alguns casos, para introduzir medicamentos necessários durante o tratamento. A cartilha contém orientações sobre limpeza do material, tipos de dieta, intercorrências, como lavar as mãos corretamente e cuidados importantes.

Já a traqueostomia é uma pequena abertura na traqueia, localizada na posição anterior ao pescoço, para facilitar a chegada de ar aos pulmões. Isso ocorre quando o trajeto apresenta algum tipo de obstrução e, por isso, é introduzido um tubo (cânula) para facilitar a entrada do ar. A cartilha tem orientações sobre limpeza da cânula, da subcânula, curativos, fixação e gravata traqueal.

A quarta cartilha é sobre os cuidados com usuários acamados, com orientações sobre hidratação do corpo, banho de chuveiro ou na cama, higiene bucal e das mãos durante as refeições, transferência da cama para cadeira de rodas, como ajudar na hora da necessidade e proteção das proeminências ósseas.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h