Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/02/2023-18h09

Mayco Nunes toma posse em Caçador como primeiro diretor da Udesc Meio-Oeste

Cerimônia ocorreu em Caçador - Fotos: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou na noite desta quinta-feira, 9, a cerimônia de posse da primeira equipe diretiva da nova unidade da instituição, o Centro de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo). A solenidade ocorreu na Câmara de Caçador, com o apoio da Coordenadoria de Eventos da Udesc (Ceven) e do legislativo municipal.

O primeiro diretor-geral da história da Udesc Meio-Oeste é o professor Mayco Morais Nunes, que atua na universidade desde 2002, estando vinculado ao Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), em Florianópolis, e que foi pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade em duas gestões da Udesc (2012-2016 e 2020-2024).

Para dar prosseguimento à implantação do novo centro em Caçador, Nunes contará com os seguintes diretores:

  • Ensino: professor Arnaldo José de Lima, que foi diretor-geral do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, entre 2014 e 2018;
  • Pesquisa e Pós-Graduação: professor Nilson Modro, que foi diretor-geral do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), entre 2015 e 2019;
  • Extensão: professor Germano Güttler, que atuava, até então, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, e é referência nacional pelas práticas extensionistas do projeto Lixo Orgânico Zero;
  • Administração: técnico universitário Jean Passos da Silva, que ocupou o mesmo cargo pela Udesc Cefid entre 2014 e 2018.

Cursos e estrutura

A Udesc Meio-Oeste pretende oferecer dois cursos presenciais de graduação na abertura de vagas da universidade para o segundo semestre de 2023, pelo Vestibular de Inverno e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Um deles será Sistemas de Informação, que foi aprovado ad referendum pela Resolução n⁰ 092/2022 do Conselho Universitário (Consuni), enquanto o outro, de Administração Pública, está tramitando pelos conselhos superiores da Udesc.

Ambos os cursos serão noturnos e terão 40 vagas cada. De acordo com o diretor-geral Nunes, as aulas serão oferecidas inicialmente na Escola de Educação Básica Irmão Leo, no Centro de Caçador.

"Também temos salas disponíveis na Gerência de Educação de Caçador, que serão reformadas para usarmos neste momento inicial da Udesc Meio-Oeste", destaca o diretor-geral.

"E, é claro, contamos com uma área de 22 mil metros quadrados no Parque das Araucárias que foi doada pela prefeitura no ano passado após aprovação unânime do projeto de lei pelos vereadores. Não mediremos esforços para projetar e implantar a estrutura definitiva do centro nesse terreno o mais rápido possível."

Momento histórico

Na solenidade de posse, Nunes ressaltou que Caçador estava vivendo um dia muito especial: "A presença de um centro de ensino da Udesc provoca transformações duradouras no município que o recebe e também na região, pois modifica, por completo,  o desenvolvimento das comunidades".

Além do foco em estrutura, o primeiro diretor-geral do centro anunciou, na posse, o projeto Udesc em Ação, que trará algumas das melhores práticas de pesquisa e extensão da universidade no Estado para replicá-las em Caçador, em parceria com órgãos públicos e entidades privadas. "Isso contribuirá de imediato para o desenvolvimento local e reforçará o sentimento de pertencimento da Udesc junto à população", enfatizou.

No fechamento do discurso, Nunes agradeceu à família e aos amigos da Udesc pelo apoio nesse novo desafio. "Viva a Udesc e vida longa ao Cesmo!", finalizou.

Para o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, a implantação do centro no Meio-Oeste, única região do Estado onde ainda não havia campus da universidade, representa o pagamento de uma dívida histórica com o povo catarinense: "Pretendemos ajudar a desenvolver a região e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano". Além do terreno doado pelo município, ele ressaltou a obtenção de emendas para a implantação da unidade.

Parcerias

O vice-reitor da Udesc, Luiz Antonio Ferreira Coelho, também destacou a importância de parcerias com o poder público para estruturar o centro, principalmente neste momento inicial, e reforçou a missão da Udesc na busca pela excelência em ensino, pesquisa e extensão. "É o mínimo que podemos fazer por Santa Catarina. A educação é o maior valor que uma sociedade pode dar aos cidadãos", afirmou.

Presente na cerimônia, o deputado federal Valdir Cobalchini, que defende a criação da Udesc Meio-Oeste há quase duas décadas, salientou que a persistência é uma das suas características e nunca desistiu de ter a bandeira da universidade fincada na região.

"Caçador é uma das cidades mais industrializadas de Santa Catarina e agora terá a indústria do conhecimento, que transformará as pessoas. É um sonho que se realiza neste momento", declarou no seu discurso.

Valor e reconhecimento

Já o prefeito de Caçador, Alencar Mendes, expressou, "com muito orgulho, o sentimento de valorização e reconhecimento da Udesc". "Caçador é uma terra fértil, de muitos frutos, e reescreveremos com prazer a história do município com essa nova conquista", apontou.

A solenidade também teve discursos da prefeita de Iomerê, Luci Peretti, que também é a atual presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp); do vereador Johny Marcos, que representou a presidência da Câmara Municipal de Caçador; e do reitor em exercício da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Gismael Perin.

Autoridades

A mesa de autoridades também teve presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, e dos pró-reitores de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno dos Santos, e de Planejamento, Alex Fabrin; do diretor-geral da Udesc Esag, Marcus Tomasi, representando os demais diretores-gerais da universidade; do diretor-geral da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) em Curitibanos, Juliano Nunes Wendt; e da diretora-geral do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) em Caçador, Danielle Ullrich.

Na plateia, também estiveram presentes outras autoridades municipais e estaduais, além de gestores e servidores da Udesc, familiares e comunidade em geral. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cerimônia ocorreu em Caçador
  • Imagem 111
  • Imagem 112
  • Imagem 113
  • Imagem 114
  • Imagem 115
  • Imagem 116
  • Imagem 117
  • Imagem 118
  • Imagem 119
  • Imagem 120
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h