Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/11/2018-10h43

Mestrado em Fisioterapia da Udesc terá centésima defesa de dissertação na terça

Estudo a ser defendido aborda efeitos da massoterapia para recuperar corredores de rua - Foto: GettyImages
Na próxima terça-feira, 20, às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá sua centésima banca de defesa de dissertação de mestrado. Aberto ao público, o evento será no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Na banca, a acadêmica Paula Urio Bender defenderá o estudo "Os efeitos da massoterapia sobre a recuperação de corredores de rua após a prática esportiva: um ensaio clínico randomizado".

O trabalho foi orientado pela professora Clarissa Medeiros da Luz, com coorientação do professor Guilherme Silva Nunes. Também integram a banca os docentes Rodrigo Okubo e o convidado externo Marcos Amaral de Noronha, da Universidade La Trobe, da Austrália.

O evento será prestigiado por docentes, técnicos, acadêmicos e convidados. Para o coordenador do mestrado, professor Jocemar Ilha, é uma data "para se comemorar as conquistas das sucessivas gestões e os frutos positivos, com sucessos individuais e coletivos, do programa de pós-graduação, o único do sul do País destinado de forma exclusiva à produção de conhecimento na área de Fisioterapia".

Sobre a dissertação

O estudo de Paula buscou verificar se a massoterapia pode melhorar a dor muscular, a fadiga percebida, o humor e aspectos funcionais de recuperação de corredores após a prática esportiva, a partir da pesquisa com 78 praticantes da modalidade.

Os participantes foram divididos em dois grupos: um experimental, que recebeu massagem no quadríceps para recuperação após atividade física; e um grupo controle, que recebeu mobilização articular placebo no quadril e no joelho. Todas as intervenções tiveram 10 minutos de duração e foram aplicadas imediatamente após os participantes correrem 10 quilômetros, simulando uma prova.

Segundo os resultados, o grupo experimental apresentou diminuição significativa da dor imediatamente após a intervenção, comparado ao grupo controle, e não houve nenhuma outra diferença relevante em nenhum outro momento de avaliação.

Os resultados levaram a mestranda a concluir que a massagem terapêutica foi efetiva apenas sobre a dor muscular imediata e tardia em corredores pós-corrida, comparada com a técnica placebo.

Inscrições para o mestrado

Entre os próximos dias 21 e 23, o Mestrado em Fisioterapia da Udesc Cefid abrirá inscrições para nove vagas remanescentes da turma de 2018. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mestradofisioterapia.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8660.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo que será apresentado aborda efeitos da massoterapia na recuperação de corredores de rua
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h