O Programa Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) foi recomendado pela CAPES em dezembro de 2010 e iniciou suas atividades de formação com o Curso em nível de Mestrado em Fisioterapia em agosto de 2011. O PPGFT-UDESC foi o décimo segundo Programa da subárea de conhecimento “Fisioterapia e Terapia Ocupacional” a iniciar suas atividades no país. Além disso, é o Programa pioneiro, e único até os dias atuais, com formação para titulação específica de Mestres em Fisioterapia da região sul do Brasil.
O PPGFT tem como objetivo a formação de recursos humanos qualificados para atuar no ensino, pesquisa e extensão na área de Fisioterapia. Capacitando o indivíduo para uma atuação crítica no desenvolvimento de pesquisas científicas de alta relevância para a área, bem como para interferir proativamente em políticas institucionais para pesquisa e ensino em Fisioterapia.
O Mestre titulado no PPGFT deverá apresentar um conjunto competências e habilidades que atendam aos objetivos e a proposta curricular do Programa. Dessa forma, o egresso desse curso deverá ser capaz de refletir crítica e sistematicamente sobre a produção e disseminação do conhecimento científico, com amplo domínio na área de conhecimento dos processos de avaliação e intervenção em Fisioterapia.