Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/12/2018-15h45

Professor de Pedagogia da Udesc fará intercâmbio em universidade francesa

Localizada em Paris, Universidade de Nanterre dispõe de centro de pesquisas em educação - Foto: Divulg.

O professor Norberto Dallabrida, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi selecionado para atuar como docente convidado pela Universidade de Nanterre, em Paris, na França. A escolha se deu em edital da instituição francesa para pesquisadores estrangeiros.

Vinculado ao Departamento de Pedagogia do Centro de Educação a Distância (Cead), Dallabrida receberá bolsa de trabalho remunerada em janeiro e fevereiro para atuar no Centro de Pesquisas em Educação e Formação Docente (Cref), sob supervisão do professor Laurent Gutierrez.

"Farei palestras no curso de História da Educação do professor Laurent, visitarei escolas inovadoras em Paris e acompanharei cursos de extensão na universidade francesa", destaca o docente da Udesc Cead.

Pesquisas

Gutierrez visitou a Udesc em 2016, quando proferiu palestra no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), e trabalhou com o grupo de pesquisa Culturas Escolares, coordenado por Dallabrida.

Ambos os professores trabalham em torno do estudo da circulação e da apropriação do movimento da Escola Nova, que se desenvolveu no século 20, com o Brasil adotando métodos franceses para a inovação pedagógica.

As afinidades acadêmicas entre os docentes propiciam o intercâmbio de pesquisas entre as universidades. Para Dallabrida, "atuar como professor convidado de uma universidade estrangeira qualificada  é uma distinção, principalmente agora que a internacionalização está na pauta da Udesc".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h