Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2019-17h36

Programa da Udesc Ibirama que ensina pa-kua para comunidade completa um ano

Ação já contemplou mais de 500 pessoas - Fotos: Div.
O programa de extensão Pa-Kua, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completou em abril um ano de atividades na região de Ibirama.

Coordenado pelo professor Geraldo Menegazzo Varela, a iniciativa surgiu a partir de uma sugestão do também docente Rogério Bodemüller Júnior, que é mestre em terceiro grau de armas de corte, uma das modalidades de pa-kua, e atua como voluntário no programa.

Rogério conta que a ação iniciou com duas vertentes: uma com aulas regulares das modalidades de sintonia (ioga), cosmodinâmica (Tai Chi), acrobacia e arte marcial, e outra com aulas esporádicas de outras três modalidades: arqueria, armas de corte e ritmo.

"A ação teve ampla aceitação pela comunidade e passaram a ocorrer também aulas de defesa pessoal feminina, uma vez por semestre, divulgada para Ibirama e cidades vizinhas", afirma o docente.

O programa fechou parcerias com órgãos externos como os centros de Atenção Psicossocial (Caps) das cidades do Alto Vale, que passaram a encaminhar alunos para as atividades. "Chegamos a fazer uma aula com mais de 150 alunos do Caps", relata Rogério.

Evento de aniversário

Em abril, o aniversário de um ano do programa foi marcado por um evento com entrega de faixas para alunos praticantes e a formatura de quatro novos instrutores, acadêmicos da Udesc Ibirama, que passaram a auxiliar nas atividades.

Um desses novos instrutores é o estudante Everton Cezar do Prado Junior, bolsista no programa, que conheceu o pa-kua em um evento da universidade. "Tive a oportunidade de atirar com um arco recurvo chinês, conhecer as modalidades e conversar sobre o pa-kua. Desde então, me apaixonei pelo programa. Sabia aquilo seria uma das melhores coisas que aconteceriam na minha vida", afirma.

"O pa-kua me ajudou muito no desenvolvimento de habilidades e como pessoa, tanto pessoal quanto social. Tenho sorte de fazer parte desse programa e poder ajudar outras pessoas a resolverem problemas e desenvolverem suas aptidões", conclui Everton.

Mais de 500 formados

O programa conta atualmente com a participação de quatro estudantes bolsistas e voluntários, que atuam diretamente envolvidos nas atividades, e já contemplou mais de 500 pessoas no primeiro ano de atividade.

Rogério destaca a satisfação de atuar em um programa que integra estudantes da Udesc e a comunidade da região de Ibirama. "A formação desses novos instrutores é um grande reforço para a continuidade da ação. A ideia é que esse conhecimento se expanda por toda a região e para isso são necessários cada vez mais braços", afirma o professor.

Segundo Rogério, a proposta no futuro é levar o pa-kua a mais centros da universidade, buscando qualificar novos instrutores e formar cada vez mais alunos.

Mais informações  

Na Udesc Ibirama, o programa desenvolve suas atividades em uma casa do campus universitário no Bairro Bela Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail geraldo.varela@udesc.br.

Siga a universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ação já contemplou mais de 500 pessoas na região de Ibirama
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h