Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/08/2018-16h51

Resolução estabelece política de centros e laboratórios multiusuários na Udesc

Para se credenciar, é preciso ter uso compartilhado de equipamentos entre vários setores - Foto: Jonas Pôrto

Criar e normatizar a política de centros e laboratórios multiusuários da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) são as principais metas da Resolução nº 014/2018 do Conselho Universitário (Consuni).

A resolução reúne os critérios necessários para que um setor/unidade seja reconhecido institucionalmente como centro/laboratório multiusuário e possa se beneficiar de programas de apoio da Udesc e/ou de outros órgãos, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

De acordo com a coordenadora de Pesquisa da Udesc, Caroline Ruschel, "instituições que são referência em pesquisa e inovação possuem políticas consolidadas para estimular o compartilhamento de equipamentos".

Atualmente, a universidade catarinense dispõe de um centro multiusuário no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. Embora outros laboratórios da instituição já realizem atividades com perfil multiusuário, "ainda estão em fase de organização para atender aos pré-requisitos da nova resolução", diz Caroline.

Funcionamento

Para funcionar de acordo com a resolução, os centros e laboratórios multiusuários devem ser coordenados por docentes da Udesc e ter estrutura administrativa própria (comitê gestor e comissão de usuários).

Também precisam reunir um conjunto de equipamentos para uso compartilhado por diferentes departamentos, cursos, grupos de pesquisa e/ou comunidade externa à Udesc.

A solicitação de credenciamento de centros e laboratórios multiusuários poderá ser feita a qualquer tempo. Entretanto, para participar de editais do Programa de Apoio à Manutenção de Equipamentos da Udesc, por exemplo, haverá uma data-limite para o pedido, a ser fixada via edital.

A ação dos centros e laboratórios multiusuários faz parte do Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações sobre a resolução podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8175, das 13h às 18h, e pelo e-mail cpe.reitoria@udesc.br.

Acompanhe a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, pacote Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h