Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

23/07/2020-17h48

Reunião de gestores na Udesc aborda Projeto Novo Cefid e reconstrução de escola

 
Projeto prevê construção de nova sede para unidade na área continental de Florianópolis - Foto: Divulgação
Gestores da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 23, para analisar demandas de infraestrutura da unidade, dentre elas o andamento do Projeto Novo Cefid.

O projeto prevê a construção de novas instalações para a unidade no Bairro Capoeiras, em Florianópolis, no mesmo terreno em que será reconstruída a Escola Estadual de Educação Básica Dayse Werner Salles.  

Participaram do encontro o reitor, Dilmar Baretta, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Morais Nunes, o diretor-geral da Udesc Cefid, Joris Pazin, o diretor de Administração da unidade, Ismael Franz, e o coordenador de Obras da universidade, Raimundo Nonato.

Próximos passos

Um dos próximos passos para o andamento do projeto é a demolição do almoxarifado da Secretaria de Estado da Educação (SED), que está localizado na área em que será reconstruída a escola e que foi desocupado pelo órgão estadual em janeiro deste ano. A empresa que fará o serviço já foi licitada.

Segundo Ismael Franz, todos os alvarás necessários para reconstrução da escola foram obtidos. Ainda serão necessárias duas licitações: para construção de um muro em torno do terreno e para execução da obra da escola.

A seleção da empresa para construção do muro estava prevista para março, mas foi suspensa em virtude das medidas tomadas pelo governo estadual diante da pandemia do novo coronavírus.  

Já o projeto arquitetônico das novas instalações da Udesc Cefid está sendo desenvolvido pelo Escritório de Cooperação Técnica, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc em Laguna.

O trabalho é acompanhado por uma comissão do centro de ensino. No ano passado, uma equipe ligada ao projeto realizou visitas técnicas a São Paulo para conhecer a estrutura física de instituições que podem servir de referência, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro e o centro de treinamento paralímpico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Revitalização
 
O Projeto Novo Cefid prevê a construção de uma nova sede para a unidade em um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados, no Bairro Capoeiras, transferido à universidade pelo Governo do Estado em 2017, com a reativação da Escola Estadual Dayse Werner Salles na mesma área.

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo a ser construído promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

A nova estrutura da unidade terá piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança, ginásio de ginástica rítmica e novas instalações para a Clínica Escola de Fisioterapia, laboratórios da Udesc Cefid, salas de aula e administrativas, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala de entidades estudantis.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site do Projeto Novo Cefid.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto prevê construção de nova sede para unidade
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h