Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/09/2018-18h10

Servidores da Udesc em três cidades podem fazer auriculoterapia e craniopuntura

Atendimento gratuito é realizado em Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna - Foto: Divulgação

Desde março, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferece gratuitamente auriculoterapia e craniopuntura, técnicas da medicina tradicional chinesa, para servidores e, em algumas unidades, estudantes.

Uma iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), da Pró-Reitoria de Administração (Proad), a ação da universidade visa prevenir, assistir e reabilitar a saúde dos participantes.

Segundo a enfermeira Valdirene Ávila, responsável pela aplicação das técnicas, cerca de 540 atendimentos a servidores foram realizados entre março e agosto.

Os interessados em utilizar as técnicas devem entrar em contato pelo e-mail valdirene.avila@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-7999.

Atendimento em três cidades

Atualmente, a ação contempla professores e técnicos da universidade em três cidades: Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna.

Na Capital, o atendimento é prestado para servidores da Reitoria e das unidades situadas na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi: Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), Centro de Artes (Ceart) e Centro de Educação a Distância (Cead). Nesses quatro centros, estudantes também podem receber as aplicações.

Em Balneário Camboriú, o serviço é oferecido no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e, em Laguna, no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres). Em ambos, o atendimento é voltado aos servidores, mas, futuramente, segundo Valdirene, deverá ser ampliado para os estudantes (na Udesc Balneário Camboriú, já a partir de outubro deste ano). 

Entrevista inicial

Durante os atendimentos, a enfermeira conversa com o paciente sobre sua rotina diária, alimentação, sono, dores e lazer. Com essa entrevista, Valdirene desenvolve o tratamento a ser aplicado.

"A acupuntura proporciona uma visão sistêmica complexa sobre o organismo humano, composta de uma grande quantidade de agentes que se interrelacionam e que sofrem influência de elementos internos e externos”, afirma a enfermeira da Udesc.

Conheça as técnicas

A auriculoterapia é feita através da estimulação dos pontos específicos da orelha com o auxílio de sementes de mostarda e serve para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.

A craniopunturatécnica trabalha a inserção de agulhas no crânio e é voltada ao alívio da dor crônica, tratamento de danos neurológicos decorrentes de acidentes vasculares cerebrais, doenças degenerativas, hipertensão e até transtornos psicossomáticos.

Benefícios

Em agosto, servidores que utilizaram o serviço responderam um questionário sobre o atendimento recebido. Os depoimentos enviados (confira os resultados da pesquisa neste link) incluem elogios à universidade pela iniciativa e relatam benefícios gerados pelos tratamentos, como redução de cefaleias (dores de cabeça), de enxaquecas e de dores pelo corpo, melhora no sono e relaxamento, entre outros.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h