Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

08/03/2022-17h14

Udesc abre mais de 600 vagas estudantis para subsídio em refeições a partir de maio

 
Alunos de graduação poderão se inscrever para benefício até 1º de abril - Foto: Roberto Böell Vaz
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá, até 1º de abril, inscrições de acadêmicos de graduação para o Edital nº 01/2022 do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), que está oferecendo 630 vagas de subsídio para refeições a partir de 16 de maio. O valor diário do benefício será de até R$ 8,50, conforme a situação de cada centro. Acesse o edital.

O Prafe integra as ações de assistência estudantil da Udesc, que visam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes com inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimento e melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.

Além do subsídio para refeições, o programa é composto pelos auxílios de alimentação, moradia, transporte e emergencial. A Udesc vem ampliando o quantitativo de auxílios do Prafe nos últimos anos e, desde 2020, tem contemplado todos os acadêmicos cadastrados, zerando a fila de espera.

O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, destaca que a permanência estudantil é uma das metas mais importantes da Gestão 2020-2024. "Os recursos oferecidos por meio do Prafe, por exemplo, ajudam nossos acadêmicos a terem mais condições e tranquilidade de realizarem seus estudos, possibilitando assim processos de aprendizagem com mais qualidade."

Como se inscrever

As inscrições deverão ser feitas nos centros da Udesc, por meio das direções de Extensão ou dos setores de Apoio ao Estudante, por e-mail, conforme as orientações do edital. Confira os contatos dos centros.

O subsídio será pago com tickets e somente para dias úteis letivos entre segundas e sextas-feiras. No entanto, os acadêmicos em atividade de bolsa também poderão usufruir do benefício durante períodos não letivos.

Critérios exigidos

Poderão se inscrever acadêmicos em vulnerabilidade socioeconômica, situação na qual o núcleo familiar tem renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio.

Conforme o edital, "entende-se como núcleo familiar o requerente (estudante), independente de sua idade, e o conjunto de pessoas com laços de parentesco e/ou laços de afinidade e/ou consideradas aparentadas, que tenham entre si dependência econômica e de proteção social, ainda que não residam no mesmo domicílio".

Cada candidato terá um índice socioeconômico, que levará em consideração a renda familiar bruta mensal e os seguintes critérios: moradia do estudante; despesa com tratamento de doença crônica no núcleo familiar; se reside ou não com os pais/responsáveis financeiros; e valor de abatimento para agravantes sociais.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página do Prafe e com a Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), pelo e-mail sae.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7930.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Alunos de graduação poderão se inscrever para benefício até 1º de abril
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h