Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/04/2021-17h35

Udesc Cefid completa 48 anos de atividade neste sábado

Primeira turma de licenciatura em Educação Física se formou em dezembro de 1975 - Foto: Acervo histórico
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completa 48 anos de atividade neste sábado, 10. Em 10 de abril de 1973, foi realizada a primeira aula do curso de graduação em Educação Física – o primeiro do gênero em Florianópolis.

Instituída por decreto federal em 6 de fevereiro do mesmo ano, a então chamada Escola Superior de Educação Física (Esef) foi criada com a finalidade principal de formar professores para atuar nas escolas.

Quarenta e um profissionais foram formados pela primeira turma do curso de Licenciatura em Educação Física, cuja colação de grau ocorreu em dezembro de 1975. A lista completa de egressos da Udesc Cefid pode ser conferida no portal do centro de ensino.

História

A Udesc Cefid passou por mudanças significativas ao longo de sua história. Em 1984, passou a se chamar Centro de Educação Física e Desportos (Cefid), incluindo a sigla que hoje a denomina.

Com a sigla, teve o nome posteriormente alterado para Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos, consequência da ampliação em sua área de atuação. Sua nomenclatura atual – Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) – foi adotada em 2006.

Hoje, o centro de ensino mantém três cursos de graduação: Educação Física (licenciatura e bacharelado, dois cursos distintos, com formas de ingresso independentes) e Fisioterapia (bacharelado).

A habilitação em bacharel em Educação Física começou a ser oferecida em 1992, voltada para atividade física fora da escola e esporte. A graduação em Fisioterapia iniciou atividades dois anos depois.

Pós-graduação e pesquisa

Na pós-graduação, o centro de ensino oferece cursos em nível de doutorado, mestrado e especialização, em três programas:


Os programas têm o suporte de mais de 20 laboratórios de pesquisa e de mais de 20 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Infraestrutura

Atualmente, sua infraestrutura no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, inclui ginásios para esportes coletivos, ginástica artística e rítmica e dança, pista de atletismo de padrão internacional, piscinas semiolímpica e terapêutica, academia de musculação, sala de lutas esportivas e campo atlético, entre outras instalações.

O centro de ensino conta ainda com a Clínica Escola de Fisioterapia, centro de referência na área, que presta atendimentos gratuitos à comunidade, dando suporte a atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no centro.

Extensão

A Udesc Cefid é tradicionalmente o centro da universidade com maior número de extensionistas – ao todo, seus professores, estudantes e técnicos realizam mais de uma centena de ações de extensão nas áreas de saúde e esporte.

A lista inclui iniciativas que atuam há mais de 30 anos, como o Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), programa de extensão mais antigo da universidade, implantado em 1989.

Futuro

Rumo ao seu cinquentenário, a Udesc Cefid articula a concretização do projeto Novo Cefid, que prevê a transferência das suas instalações para um terreno com cerca de 22 mil metros quadrados, no Bairro Capoeiras, junto à Escola Estadual Dayse Werner Salles.

A transferência possibilitará a expansão do centro de ensino, com uma infraestrutura ainda melhor para desenvolver suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, desempenhando relevantes contribuições à sociedade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Primeira turma de licenciatura em Educação Física se formou em dezembro de 1975
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h