Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/08/2020-15h26

Udesc inicia demolição de estrutura em local que terá Novo Cefid e escola estadual

Demolição consolida etapa importante na construção de nova escola e do Novo Cefid - Fotos: Divulgação
Foi iniciada nesta segunda-feira, 24, a demolição do antigo Almoxarifado da Secretaria de Estado da Educação (SED) no terreno do Bairro Capoeiras, em Florianópolis, que receberá as futuras instalações da Escola Estadual de Educação Básica Dayse Werner Salles e do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Desocupada pelo órgão estadual em janeiro deste ano, a estrutura ocupa a área em que será reconstruída a escola. A demolição está sendo realizada pela empresa Etec Construção e Terraplanagem Eireli e terá custo de R$ 59.775,80, pagos com recursos da universidade. O prazo de conclusão está estimado em 30 dias.

"A demolição do almoxarifado traz mais segurança à região e consolida uma etapa importante no processo de construção da nova escola e do Novo Cefid", destaca o diretor-geral da Udesc Cefid, Joris Pazin.  

Projeto e alvarás concluídos

Segundo o diretor administrativo da Udesc Cefid, Ismael Frantz, o projeto executivo da nova escola está concluído e todos os alvarás para construção foram emitidos pelos órgãos responsáveis.

A próxima etapa do processo é licitar a empresa que executará a construção da nova escola. Também será feita uma licitação para construção do muro em torno do terreno – essa seleção estava prevista para ocorrer em março, mas foi suspensa em virtude das medidas tomadas pelo governo estadual diante da pandemia.

Em julho, o projeto foi tema de uma reunião entre gestores da Reitoria e da unidade, que buscou, em articulação com o governo estadual, contornar os entraves que dificultavam seu andamento.  

Nova unidade

Já o projeto arquitetônico do Novo Cefid está sendo desenvolvido pelo Escritório de Cooperação Técnica, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc em Laguna.

O trabalho é acompanhado por uma comissão do centro de ensino. No ano passado, uma equipe ligada ao projeto realizou visitas técnicas a São Paulo para conhecer a estrutura física de instituições que podem servir de referência, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro e o centro de treinamento paralímpico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Revitalização
 
O Projeto Novo Cefid prevê a construção de uma nova sede para a unidade em um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados, no Bairro Capoeiras, transferido à universidade pelo Governo do Estado em 2017, com a reativação da Escola Estadual Dayse Werner Salles na mesma área.

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo a ser construído promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

A nova estrutura da unidade terá piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança, ginásio de ginástica rítmica e novas instalações para a Clínica Escola de Fisioterapia, laboratórios da Udesc Cefid, salas de aula e administrativas, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala de entidades estudantis.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site do Projeto Novo Cefid.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Demolição consolida etapa importante na construção da nova escola e do Novo Cefid
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h