Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/03/2021-14h09

Udesc Cefid mostrará estudos no Congresso Europeu de Cardiologia Preventiva

Evento ocorrerá de forma online em abril - Arte: Div.
Pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentarão trabalhos científicos no Congresso Europeu de Cardiologia Preventiva. Acesse o site do congresso.

Maior congresso internacional de prevenção e reabilitação cardiovascular, o evento anual será realizado de forma online neste ano, entre 15 e 17 de abril, em virtude da pandemia de Covid-19.

Pela Udesc Cefid, participarão do evento o professor Marlus Karsten e o egresso do Mestrado em Fisioterapia Lucas Santos da Silveira, que apresentarão quatro pôsteres de trabalhos científicos produzidos por acadêmicos do Grupo de Pesquisa em Saúde Cardiovascular e Exercício (Gepcardio).

O grupo desenvolve estudos na área da fisioterapia e reabilitação cardiovascular e metabólica, contando com estudantes de mestrado e de iniciação científica, além da participação voluntária de egressos e de profissionais de outras instituições.

Os trabalhos científicos que serão apresentados tiveram participação dos seguintes acadêmicos: Ariany Marques Vieira, Daiana Aparecida Rech, Lucas Santos da Silveira, Edgar Manoel Martins, Felipe Moreira Mortimer, Amanda Althoff, Ana Beatriz Roque e Gustavo dos Santo Ribeiro.

Pôsteres que serão apresentados:

  • Responsividade do talk test a um programa de 8 semanas de treinamento com exercícios em pacientes com doenças cardiovasculares (The talk test's responsiveness to an 8-week exercise-training program in cardiovascular disease patients)
  • Avaliação da oxigenação muscular durante o teste de fala para determinar o limiar anaeróbio em indivíduos com doença cardiovascular (Muscle oxygenation assessment during talk test to determine the anaerobic threshold in individuals with cardiovascular disease)
  • A fragilidade prejudica a função endotelial de idosos com insuficiência cardíaca crônica (Frailty impairs the endothelial function of elderly with chronic heart failure)
  • Teste de esforço com carga de trabalho constante versus teste incremental em indivíduos com doença cardiovascular: revisão sistemática e meta-análise (Exercise test with constant workload versus incremental test in individuals with cardiovascular disease: systematic review and meta-analysis)

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento ocorrerá de forma online em abril
  • Equipe do Gepcardio (em foto anterior à pandemia)
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h