Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/05/2019-18h30

Professor de Fisioterapia da Udesc faz palestra sobre evento internacional na terça

Professor Marlus Karsten apresentou trabalhos na EuroPrevent 2019, em Portugal - Foto: Divulgação
Na próxima terça-feira, 14, às 13h, o Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe uma palestra com o professor Marlus Karsten, do Departamento de Fisioterapia, sobre sua participação no Congresso Europeu de Cardiologia Preventiva (EuroPrevent), em Lisboa. A apresentação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição. 

O docente apresentou dois trabalhos no evento, realizado entre 11 e 13 de abril.

O estudo "A fragilidade está associada ao declínio da capacidade funcional em pacientes com doença crônica cardiovascular? Uma revisão sistemática com meta-análise" foi elaborado por Karsten, Daiana Aparecida Rech, Ariany Marques Vieira, Maryne Ramos da Silva, Gustavo dos Santos Ribeiro e Darlan Laurício Matte.

E o estudo "O teste de fala pode ser aplicado para avaliação da intensidade do exercício e prescrição em pacientes com doença cardiovascular? Uma revisão sistemática" é de autoria de Karsten, Ariany Marques Vieira, Amanda Althoff, Daiana Aparecida Rech e Edgar Manoel Martins.

Sobre o evento

Realizado anualmente, o Europrevent é o principal congresso internacional de cardiologia preventiva promovido pela Associação Europeia de Cardiologia Preventiva, da Sociedade Europeia de Cardiologia

A participação de Marlus no evento contou com auxílio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven) da Udesc. Docentes interessados em solicitar o auxílio para o segundo semestre deste ano podem se inscrever no edital até o próximo dia 23 (mais informações podem ser obtidas no site).

As palestras públicas vinculadas ao Proeven são gravadas e divulgadas em um canal do Youtube criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Mais informações sobre o Proeven podem ser obtidas com a PROPPG, pelo telefone (48) 3664-8170 e pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: Palestra pública com professor Marlus Karsten sobre participação no EuroPrevent.
QUANDO: 14 de maio, às 13h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuita, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Marlus Karsten, da Udesc Cefid, apresentou trabalhos na EuroPrevent 2019, em Portugal
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h