Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/05/2019-16h35

Trabalhos da Udesc são premiados em congresso nacional de fibrose cística

Professora e acadêmicas da Udesc Cefid tiveram dois trabalhos premiados no evento - Fotos: Divulgação
Pesquisadoras ligadas ao Núcleo de Fisioterapia Aplicada a Pneumologia Pediátrica (Nufipp), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do 7º Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Fibrose Cística, realizado entre 1º e 4 de maio, em Campinas, São Paulo.

Estiveram presentes acadêmicas do Nufipp e sua coordenadora, professora Camila Santos Schivinski, do Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid. As pesquisadoras tiveram nove trabalhos selecionados e dois premiados, dentre 250 trabalhos apresentados no congresso. Os trabalhos premiados foram:

  • "Avaliação da função pulmonar de crianças com fibrose cística hospitalizadas para tratamento da exacerbação pulmonar aguda: dados preliminares", de autoria de Camila Schivinski, Tayna Castilho, Renata Maba Gonçalves Wamosy, Rafaela Coelho Minsky, Janaína Cristina Scalco e Norberto Ludwig Neto. Premiado em primeiro lugar na categoria Melhor Pôster Simples.
  • "Efeito imediato da tosse na mecânica respiratória de escolares com fibrose cística", de autoria de Camila Schivinski, Tayna Castilho, Rafael Eger Eleotoro, Laiana Cândido de Oliveira, Izabela Cabral Xavier Sarmento e Eduardo Piacentini Filho. Premiado com o terceiro lugar na categoria Melhor Pôster Comentado.

O congresso foi promovido pelo Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística. Durante o evento, também foi lançada a primeira recomendação brasileira de fisioterapia na fibrose cística, desenvolvido com apoio da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) e participação da professora Camila Schivinski e de outros profissionais catarinenses.

O Nufipp, da Udesc Cefid, é um núcleo de pesquisa e extensão ligado ao Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir) e ao programa de extensão Brincando de Respirar. Mais informações podem ser obtidas no site

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professora e acadêmicas da Udesc Cefid tiveram dois trabalhos premiados no evento
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h