Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/04/2020-15h54

Udesc Cefid participa de ação que produz equipamentos de proteção contra pandemia

Costureiras fazem balaclavas para Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis - Foto: Divulgação
Uma iniciativa coordenada pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está produzindo equipamentos de proteção individual para organizações que combatem a pandemia da Covid-19 na Grande Florianópolis.

Liderada pelo Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid, a ação tem participação de cerca de 40 costureiras e de dois ateliês de costura, e o apoio de empresas que fornecem os insumos necessários para fabricar os itens.

Estão sendo produzidas balaclavas (toucas), aventais e máscaras cirúrgicas para doação a hospitais como o Regional de São José e o Universitário (HU), entre outras instituições.

Doações entregues

Nesta segunda-feira, 6, foram entregues 480 balaclavas ao Hospital Regional, e outras 380 devem ser doadas em breve. Os voluntários envolvidos na iniciativa também estão confeccionando 350 aventais para o Hospital Regional e máscaras cirúrgicas que serão doadas para o HU.

A chefe do Departamento da Fisioterapia, Elaine Paulin Ferrazeane, destaca que uma das motivações da ação é ajudar especialmente hospitais que têm parceria com a Udesc Cefid, nos quais são realizadas aulas práticas e estágios do curso de Fisioterapia.

Parceiros

"Queremos ajudar quem, além de cuidar das pessoas que precisam, tanto contribui com nossas atividades. Agradecemos a colaboração direta ou indireta de quem está viabilizando essa iniciativa", afirma a professora. A campanha foi batizada de "Cuidando de quem cuida".

O esforço para confecção dos equipamentos mobiliza costureiras da região de Florianópolis, do Ateliê Fina Costura e do Ateliê LM Couture. Os materiais são recortados pelas empresas Top Screen Uniformes e Deslize; e os insumos foram doados pelas empresas Bush & Ci. Ltda, Toque Mágico e Loja Veranea, entre outras. A empresa Ponto Ecológico auxilia na distribuição dos produtos.

O Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid também ajudou a viabilizar, junto à equipe de professores e estudantes de Design do Centro de Artes (Ceart), da Udesc, a doação de protetores faciais para profissionais do Corpo de Bombeiros, para a Maternidade Carmela Dutra e para o Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cuidandodequemcuida.cefid@udesc.br.

Em todas as suas unidades, a comunidade acadêmica da Udesc segue mobilizada em ações diversas contra a pandemia, com atividades que envolvem alunos, técnicos e professores.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Costureiras confeccionam balaclavas para Hospital Regional de São José
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h