Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2018-14h57

Udesc cria sistema que facilita geração de boletos de taxas para concursos

Sistema da universidade já foi utilizado nas inscrições do Vestibular de Inverno 2018 - Foto: Isabela Vargas

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) adotou pela primeira vez em grande escala, desde maio, o Sistema Gerenciador de Boletos Registrados (SGBR), desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic).

A nova ferramenta facilita a geração de boletos para pagamentos de taxas de vestibulares, concursos e outros processos seletivos da instituição. Antes da utilização do SGBR, o pagamento dos valores era feito por depósito identificado. "Isso demandava um grande esforço e tempo dos servidores da Udesc, pois era preciso verificar cada depósito dos candidatos individualmente", afirma o coordenador de Portais Corporativos da Udesc, Jean Carlos Abreu.

Com o novo sistema, a Udesc também pode levantar informações gerenciais que contribuem para a tomada de decisões dos gestores da universidade. Além disso, é possível ter o controle total dos boletos gerados nos seus convênios com as instituições financeiras e em conformidade com as novas diretrizes da Federação Brasileira de Banco (Febraban).

Segundo a coordenadora de Finanças da Udesc, Sheila Gerber Péres, as grandes vantagens do novo sistema são a agilidade da operação e a possibilidade que os usuários têm de pagar as taxas em qualquer banco, lotérica ou pelo celular.

O desenvolvimento da ferramenta faz parte do Projeto F.A.S.T, do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor Marcus Tomasi e pelo vice-reitor Leandro Zvirtes, que prevê o desenvolvimento de metodologias que facilitem, agilizem, simplifi quem e totalizem a execução das atividades meio e finalísticas da universidade.

Implantação do sistema

Em operação desde janeiro, o SGBR foi usado em testes pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Udesc (Esag). Uma vez aprovado, o sistema foi aplicado em fevereiro, durante o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Outros concursos também utilizaram o SGBR, como processos seletivos para professor substituto. Porém, o maior desafio veio depois, com a aplicação do sistema no Vestibular de Inverno 2018 da Udesc, que aceitou inscrições entre abril e maio.

Para a coordenadora de Vestibulares e Concursos da Udesc, Rosangela de Souza Machado, a nova ferramenta é muito eficiente. "No sistema anterior [de depósito identificado], havia muitas inconsistências nos dados e não tínhamos muitas vezes as informações precisas", comenta.

A previsão é de que, a partir de julho, o sistema seja liberado para uso por todos os centros da Udesc em processos que demandem boletos bancários. O acesso à ferramenta será feito nos formulários do sistema gerenciador de conteúdo da universidade (Camaleão).

Mais informações

Mais informações sobre o SGBR podem ser obtidas pelo e-mail jean.abreu@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8184.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h