Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/06/2020-14h22

Udesc faz atendimento por videochamada para tirar dúvidas sobre Moodle

Equipe de técnicos do Centro de Educação a Distância (Cead), da Udesc, estão disponíveis. Foto: divulgação
Desde a última segunda-feira, 22, que marcou o retorno não presencial das aulas de 60 cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a instituição disponibilizou uma sala de tutoriais e autoatendimento para esclarecer dúvidas sobre o Moodle.

O programa é uma das plataformas online mais utilizadas para as aulas, assim como o Microsoft Teams, do pacote Office 365. No espaço, acessível dentro da plataforma, professores podem agendar uma videochamada com técnicos responsáveis pelo sistema e os alunos têm à disposição tutoriais em vídeo sobre os principais procedimentos.

O atendimento individual voltado para professores é realizado na ferramenta Big Blue Button (BBB), uma espécie de programa de videochamada e reuniões online, acessada dentro do Moodle.

Técnicos do Centro de Educação a Distância (Cead), da Udesc, estão à disposição para tirar dúvidas diariamente, das 10h às 18h, após agendamento, realizado na sala "Tutoriais e Atendimento". A unidade busca uma parceria com centros acadêmicos para disponibilizar o atendimento também a alunos.

Também é possível tirar dúvidas tanto sobre o Moodle como o BBB pelo e-mail moodle.cead@udesc.br, tanto professores quanto alunos. Além disso, os estudantes podem encontrar tutoriais exclusivos no sistema.

De acordo com o técnico Luiz Fabiano Silva, responsável pelo Moodle da Udesc, são realizados por volta de 12 atendimentos individuais de professores por videochamada por dia e mais de cem por e-mail.

Canal do YouTube com vídeos 

Professores e alunos da Udesc também podem acessar um canal do YouTube com dezenas de vídeos explicativos sobre como operar o sistema Moodle, entre outros. Há vídeos com tutoriais exclusivos para estudantes, outros que ensinam professores a abrirem salas e ainda aqueles que mostram as principais funcionalidades da plataforma. Acesse o canal.

O conteúdo é produzido por uma equipe de técnicos e professores da Udesc Cead.

Acesse Moodle por app e até sem internet

Outra facilidade da plataforma Moodle é o acesso via aplicativo por smartphone ou outro dispositivo móvel com acesso à internet. O programa pode ser baixado em sistemas Android e iOS gratuitamente. A vantagem, nesse caso, é que o usuário pode acessar os conteúdos mesmo offline, ou seja, sem internet. 

Assim, o usuário pode baixar o conteúdo quando estiver conectado em rede de internet sem fio, por exemplo, para depois ler o material e fazer as demais atividades quando estiver offline ou em um local sem acesso à web.

Moodle já opera sem problemas técnicos

Segundo Luiz Fabiano Silva, a instabilidade no Moddle, que causou travamentos principalmente nos primeiros dias das aulas não presenciais, já foi totalmente resolvida, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc (Setic).

"Nesta semana, nós triplicamos a capacidade de operação do Moddle para dar conta da demanda sem percalços. Hoje, a ferramenta está perfeita, ou seja, não apresenta qualquer problema ou instabilidade. A receptitividade por parte dos professores tem sido maravilhosa", afirma Silva.

Em média, cerca de 500 alunos ficam conectados simultaneamente ao Moodle durante o dia nos horários das aulas e mais de 1,5 mil no BBB. No total, por dia, a média é de nove mil acessos de usuáros diferentes. 

São mais de 53 mil usuários cadastrados no Moodle da Udesc, que utilizam a plataforma para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Mais de seis mil já usam o sistema pelo aplicativo.

Entenda melhor

* O que é Moodle?

O Moodle é um dos mais populares e atuais ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), criado por especialistas da área na Austrária e bastante difundido em instituições de ensino na Europa.

Também chamado de learing manage system (LMS), o Moodle permite interação total entre professores e alunos e inúmeras funcionalidades online para facilitar o repasse de conteúdo e aprendizagem. 

* O que é Big Blue Button (BBB)?

O Big Blue Button é um programa que foi integrado ao Moodle pela Udesc. É um software para realização de videochamadas e reuniões por videoconferência, similar ao Microsoft Teams, ao Google Meets e ao Zoom.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 13
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h