Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/05/2020-17h29

Udesc participa de pesquisa sobre prática de exercícios antes e durante pandemia

Questionário sobre impactos da quarentena é feito no Brasil e em países da Europa - Foto: Kate Trifo/Pexels 
Uma pesquisa feita com a parceria do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, busca analisar o impacto do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus na prática de exercícios físicos feitos por adultos de seis países.

O estudo "Nível da prática de exercício físico antes e durante o isolamento social e quarentena" é voltado para a população com mais de 18 anos do Brasil, Alemanha, França, Portugal, Espanha e Itália.

A coleta de dados está sendo feita por meio de um questionário online. Acesse o formulário e participe da pesquisa. O instrumento foi elaborado por professores brasileiros e passou pelo crivo de especialistas para validação. 

Sedentarismo

Segundo os pesquisadores, o confinamento provocado pela pandemia favorece o comportamento sedentário e pode trazer consequências indesejáveis, como doenças físicas e comprometimento psicológico.  

O principal objetivo é avaliar efeitos do isolamento social no estilo de vida das pessoas, considerando a prática de atividade física e aspectos psicológicos, e  contribuir com sugestões para que possam minimizar efeitos negativos provocados pelo confinamento.  

Equipe

Na Udesc Cefid, a investigação é coordenada pela professora Anelise Sonza, que integra o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt). Também são coordenadores da pesquisa os docentes Danúbia da Cunha de Sá-Caputo e Mario Bernardo Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Completam a equipe de parceiros de outras nove instituições: Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade de Franca (Unifran), Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, Universidade de Sevilha, na Espanha, Universidade de Reims, na França, e Universidade Leuphana de Lüneburg, na Alemanha.

Confinamento

O confinamento das pessoas nas suas residências passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para dirigentes de diversos países desde que o novo coronavírus foi considerado uma pandemia, em março deste ano. A medida busca evitar o aumento descontrolado do contágio pela Covid-19.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelos e-mails anelise.sonza@udesc.br, dradanubia@gmail.com e bernardofilhom@gmail.com.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Questionário está sendo aplicado no Brasil e em cinco países europeus
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h