Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2019-19h33

Udesc receberá convidados internacionais para debater inclusão no ensino superior

Jornada do Núcleo de Acessibilidade Educacional terá palestrantes de EUA e Argentina - Foto: Gustavo Vaz
Em 28 de junho, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a 2ª Jornada da Inclusão do Público-Alvo da Educação Especial e de Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no Ensino Superior. Acesse a programação.

Organizado pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o evento ocorrerá no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

Com o tema "Política de inclusão no ensino superior: reflexões sobre as políticas de acessibilidade", o encontro visa debater o panorama atual e as tendências de políticas de educação inclusiva no ensino superior no contexto nacional e internacional, bem como discutir os avanços e desafios dos núcleos de acessibilidade nas instituições de ensino superior de Santa Catarina. 

A jornada é destinada a diretores de centro, chefes de departamentos, representantes dos núcleos docentes estruturantes (NDEs), secretários de Ensino de Graduação, docentes, técnicos, acadêmicos e demais interessados pelo tema. As inscrições podem ser feitas pela internet até 27 de junho.

O evento também terá transmissão ao vivo pelo site vc.udesc.br, e o vídeo ficará disponível posteriormente no Canal do NAE

Debates

Com início às 9h30, a mesa de abertura abordará o tema "Políticas de inclusão no ensino superior nas Américas: Estados Unidos, Brasil e Argentina", com mediação da professora Geovana Lunardi Mendes, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Participarão do debate os professores Alfredo Artiles, da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA; Washington Cesar Shoiti Nozu, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); e Fernanda Saforcada, da Universidade de Buenos Aires (UBA). 

À tarde, a programação iniciará às 14h, com a mesa-redonda "Políticas de acessibilidade: desafios frente às novas configurações no ensino superior", mediada pela professora Fabíola Sell, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

Participarão da mesa: Célia Diva Renck Hoefelmann, da Universidade  do Vale do Itajaí (Univali); Bianca Costa Silva de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc); Salete Cecília de Souza, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); Janaína Turcato Zanchin, do Instituto Federal de SC (Ifsc); e Luana Tillmann e Judith Mara de Souza Almeida, do Instituto Federal Catarinense (IFC). 

Núcleos setoriais

Segundo a coordenadora do NAE, Rose Clér Beche, a segunda jornada busca impulsionar as discussões que estão acontecendo junto aos centros da Udesc no processo de implementação dos NAEs setoriais.

"Estamos realizando reflexões pontuais junto às direções das unidades que estão implementando os núcleos de Acessibilidade, para debater, além da proposta a ser desenvolvida pelos núcleos, ações de sensibilização e de superação das barreiras atitudinais", afirma a docente.

Rose Clér destaca que a Udesc vivencia um momento importante em que se busca dar visibilidade aos estudantes público-alvo da educação especial e/ou com necessidades educacionais específicas, buscando garantir, além do acesso, a permanência e o sucesso de sua trajetória acadêmica.

"Da mesma forma, há a necessidade premente de revisarmos uma política de acessibilidade para a universidade e pretendemos, ao promover a troca de ideias, ampliar o debate no que tange as próximas ações a serem realizadas, vislumbrando as mudanças no contexto político e econômico do Estado. Tenho certeza de que este será um encontro muito proveitoso e um marco na busca de uma Udesc mais inclusiva e, consequentemente, mais respeitosa para todos", conclui a professora.

O NAE é uma ação do projeto Acolhe Udesc, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com o NAE pelos telefones (48) 3664-8420 e 3664-8431, das 13h às 19h, e pelo e-mail nae@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: 2ª Jornada da Inclusão do Público-Alvo da Educação Especial e de Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no Ensino Superior.
QUANDO: 28 de junho, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h.
ONDE: Plenarinho da Reitoria, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, com inscrições até 27 de junho pela internet e transmissão pelo vc.udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Segunda jornada organizada pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional da Udesc terá palestrantes dos EUA e da Argentina
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h