Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2018-16h20

Udesc receberá R$ 1 milhão do MPT-SC para ações voltadas à saúde do trabalhador

Programa Saúde do Trabalhador desenvolverá ações para pessoas da agroindústria - Foto: GettyImages
Representantes de diversas instituições participarão na próxima segunda-feira, 16, às 16h30, do evento de abertura do programa de extensão Saúde do Trabalhador, desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Um dos destaques do encontro será o anúncio do repasse à Udesc de R$ 1 milhão, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SC), para ações relacionadas à saúde do trabalhador desenvolvidas pelo programa. O evento será no Auditório da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros.

A abertura do programa terá participação de representantes do MPT-SC, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), incluindo do Hospital Universitário, e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), entre outras organizações.

Pela Udesc, estarão presentes o vice-reitor, Leandro Zvirtes, além de gestores, docentes e acadêmicos do centro de ensino, entre eles o diretor-geral, Paulo Henrique Xavier de Souza, e o coordenador do programa Saúde do Trabalhador, Sandroval Francisco Torres.

A programação do evento terá a assinatura de um termo de compromisso entre a Udesc e o MPT/SC e quatro palestras, com representantes de instituições parceiras (leia abaixo), abertas à comunidade.

Programação do evento

  • "Atuação do MPT-SC na saúde do trabalhador", com o procurador do MPT/SC Sandro Sardá;
  • "Atendimentos na saúde do trabalhador do HU/Ufsc", com a médica Edna Maria Niero, coordenadora do ambulatório de saúde do trabalhador no HU/Ufsc;
  • "Programa de Reabilitação Ampliada", com o médico do trabalho Roberto Carlos Ruiz, da Ufsc;
  • "Atuação do fisioterapeuta na saúde do trabalhador", com o fisioterapeuta e professor Willians Longen, da Unesc.
Interessados em receber certificado de participação no evento devem efetuar a inscrição pela internet.

Atenção à saúde

Proveniente de multas aplicadas à empresas que descumprem normas trabalhistas, o recurso repassado pelo MPT-SC será aplicado diretamente em ações relacionadas aos três níveis de atenção à saúde: prevenção de lesões, tratamento e reabilitação de trabalhadores.

As atividades incluem atendimentos individuais e em grupo para trabalhadores ligados à agroindústria da Grande Florianópolis, que serão realizados na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, centro de referência na área, com a participação da equipe de fisioterapeutas e de acadêmicos do centro de ensino.

Sobre o programa

O programa Saúde do Trabalhador visa ofertar um serviço de reabilitação e preparo para retorno às atividades para trabalhadores com distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) na região da Grande Florianópolis.

O programa é formado por três ações:

  • Reabilitação e cuidado de trabalhadores com Dort: oferece um serviço de avaliação e cuidado (tratamento fisioterapêutico e psicológico) para trabalhadores encaminhados pelas policlínicas de saúde, pela Previdência Social e pelo sistema privado de saúde;
  • Grupo de Autocuidado para Trabalhadores com Dort: oferece ações educativas, autocuidado e convivência para pacientes em processo de reabilitação;
  • Grupo de Estudos Saúde e Reabilitação de Dorts em trabalhadores: ação voltada para profissionais e acadêmicos que atuam no processo de reabilitação terapêutica e profissional de trabalhadores com Dort, com o intuito de fomentar discussões científicas e capacitações.
Mais informações podem ser obtidas com a Clínica de Fisioterapia da Udesc Cefid, pelo telefone (48) 3664-8610.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa Saúde do Trabalhador, da Udesc Cefid,  desenvolverá ações para pessoas da Grande Florianópolis que atuam na agroindústria
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h