Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

25/03/2024-14h38

Udesc Planalto Norte inaugura planetário nesta terça, em São Bento do Sul

Planetário terá visitação gratuita, que pode ser agendada por e-mail. Foto: Diego Buchinger/Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) e de uma parceria com a Prefeitura de São Bento Sul, inaugura nesta terça-feira, 26, às 14h, um planetário digital no campus de São Bento do Sul. O evento contará com a presença do diretor-geral do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), Delcio Pereira, prefeitos da região, demais autoridades e comunidade acadêmica.

O planetário construído tem uma estrutura fixa, com um teatro interno e um domo, no qual representações do sistema solar, galáxia ou do universo, por exemplo, podem ser projetadas com o uso de uma tela hemisférica e de um projetor especializado.

Este tipo de experiência imersiva, além de ser considerada um “espetáculo visual”, caracteriza-se também como ferramenta de aprendizado em astronomia, matemática, geografia, física e diversas áreas das ciências. Pode, ainda, proporcionar experiências audiovisuais imersivas de qualquer natureza.

“O planetário permitirá que a Udesc Planalto Norte contribua de forma significativa com a melhoria da qualidade do ensino de ciências na região, despertando o interesse dos usuários sobre temas científicos, constituindo-se como uma importante ferramenta para a curricularização da extensão universitária”, afirma o diretor-geral Delcio Pereira.

Para a construção do planetário houve um investimento de R$ 93 mil reais pela Prefeitura de São Bento Sul, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Udesc Planalto Norte. O restante do projeto, com a construção do domo, equipamentos e mobiliário do espaço, foi financiado pela universidade, com custo de R$ 899 mil.

Este é o terceiro planetário atualmente em funcionamento na Udesc, que teve um planetário móvel inflável adquirido em 2021 pela Udesc Joinville, e um planetário digital implementado no ano de 2022 na Udesc Oeste, em Pinhalzinho.

Visitações

A agenda de visitas estará aberta ao público a partir de junho, com acesso totalmente gratuito. Os agendamentos poderão ser realizados através do e-mail planetario.ceplan@udesc.br

Já para os meses de abril e maio está programada a capacitação dos agentes envolvidos nas atividades do planetário.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC