Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/04/2023-19h49

Planetário Digital da Udesc Oeste abre inscrições para sessões no próximo sábado

Inscrições devem ser feitas pela internet - Foto: Div.
O Planetário Digital do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Pinhalzinho, fará duas sessões gratuitas abertas ao público no sábado, 22, a partir das 15h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pela internet. Acesse o formulário para se inscrever.

A exibição contará com uma sessão com tema infantil, e outra destinada ao público em geral:

  • "O segredo do foguete de papelão", às 15h; 
  • "De volta a Lua para ficar", às 16h. 

Serão disponibilizadas 55 vagas para cada sessão. As inscrições devem ser feitas previamente para todos que assistirão às sessões (crianças e familiares). 

Inaugurado em março de 2022 e um dos poucos planetários digitais fixos em atividade no Estado, o local realiza sessões gratuitas periódicas - o calendário pode ser acompanhado pelo Instagram.

Sobre o planetário

O planetário da Udesc Oeste em Pinhalzinho conta com um potente projetor digital Fulldome Optima 4k, que permite simular o céu estrelado e mostrar objetos celestes, do céu diurno ou noturno, de qualquer região do planeta ou época do ano. A tecnologia também possibilita exibir filmes científicos e animações, proporcionando um efeito de imersão em 3D.

A projeção é feita em uma cúpula de 9 metros de diâmetro e o público assiste a tudo acomodado em 56 poltronas reclináveis (com acessibilidade e espaço específico para cadeirantes), em ambiente climatizado.

Solução inovadora

A aparência externa do domo é resultado de uma solução construtiva inovadora, desenvolvida por uma empresa catarinense: foi feita com revestimento externo de placas de ACM, um material composto de alumínio, com recheio polietileno.

Sua implementação é resultado de uma parceria entre a Udesc Oeste, a Prefeitura de Pinhalzinho e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), que contribuiu para o projeto com emendas de parlamentares da região. 

Escolas

Além da comunidade geral, o planetário recebe visitas por grupos de estudantes e professores, dentre outros públicos. No primeiro ano de atividades, quase 11 mil pessoas foram atendidas, em cerca de 270 sessões.

Os grupos incluíram estudantes do ensino fundamental, médio e superior, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), gestores da área da educação, escoteiros, idosos, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de instituições astronômicas e de serviços de altas habilidades e superdotação, dentre outros.

Agendamento por e-mail

As turmas de estudantes e professores são recebidas em horários pré-agendados no e-mail planetario.ceo@udesc.br. Escolas de quase 40 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul já visitaram o local. Somente de Pinhalzinho, cerca de 2,5 mil estudantes e professores do ensino fundamental (86% do total) participaram das atividades. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail planetario.ceo@udesc.br e no Instagram.

Serviço

O QUÊ: Duas sessões gratuitas no Planetário Digital da Udesc Oeste.
QUANDO: 22 abril, a partir das 15h.
ONDE: BR-282, KM 573, Linha Santa Terezinha, Pinhalzinho.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Inscrições devem ser feitas pela internet
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h