A solicitação de validação de disciplinas é um processo que permite ao aluno da UDESC validar disciplinas cursadas previamente em outra instituição de ensino superior. Essa validação reconhece a equivalência entre as disciplinas já cursadas e aquelas oferecidas em seu curso atual, evitando a repetição de conteúdos já aprendidos e agilizando sua formação acadêmica. Para solicitar a validação, é necessário preencher um formulário específico e apresentar a documentação exigida, conforme detalhado abaixo.
Resolução CEG nº 007/2021 - Estabelece normas sobre a validação de disciplina em curso de graduação da UDESC. Resolução CEG nº 009/2021 - Estabelece normas para validação de disciplina nos cursos de graduação da UDESC cursada em mobilidade acadêmica.
De acordo com a resolução vigente, "o(a) acadêmico(a) poderá solicitar a validação de disciplina cursada com aproveitamento, após a aprovação em processo seletivo da Udesc, via requerimento, acompanhado dos seguintes documentos:
I – histórico escolar original autenticado pela Instituição de Ensino Superior - IES emissora, que conste a identificação da IES e do curso; a denominação da disciplina; a carga horária; a nota/conceito e a frequência de cada componente curricular citado no histórico escolar;
II – programa da disciplina cursada e/ou plano de ensino equivalente ao curso do(a) acadêmico(a) na UDESC, autenticado pela IES emissora;
III – comprovante do reconhecimento do curso por órgão de regulação competente, quando originado de outra IES brasileira;
IV – comprovante de que a instituição emitente dos documentos seja uma IES, quando originado de IES estrangeira.
§ 1º O documento identificado no inciso IV deste artigo, deve apresentar “visto consular”, excetuando-se os países acordados com o Brasil para esta finalidade. É de responsabilidade do(a) acadêmico(a) apresentar documento que comprove o acordo.
Solicitação:
1) Fazer a leitura da RESOLUÇÃO
2) Acessar o sistema acadêmico http://www.siga.udesc.br e através do menu "Requerimentos" selecionar a opção Validação de Disciplina. Siga os passos solicitados no sistema.
Não esqueça: Anexar a documentação indicada na resolução ( documentos comprobatórios digitais)
3) Aguardar a análise de sua solicitação.
Importante
As solicitações podem ser realizadas a partir da matrícula a qualquer tempo.
As solicitações com documentos “físicos” ficarão pendentes de lançamento até a entrega dos documentos comprobatórios (plano de ensino, Histórico ou Declaração de conclusão da disciplina carimbados e assinados) na Secretaria de Ensino de Graduação do CEPLAN.
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
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