Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Região Sul

Notícia

31/05/2023-15h54

Ambiente de aprendizagem virtual usado pela Udesc tem certificado de acessibilidade

Plataforma tem recursos que tornam conteúdo digital mais acessível para o público - Imagem: Reprodução
O ambiente de aprendizagem virtual Moodle, utilizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), obteve uma certificação internacional relacionada à acessibilidade da plataforma para uso pelos públicos com as mais diversas especificidades.

A versão atual da plataforma, o Moodle LMS 4.0, alcançou a conformidade de acessibilidade WCAG 2.1 Nível AA - a sigla significa Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (do inglês Web Content Accessibility Guidelines).

Essas diretrizes abrangem diversas recomendações que visam tornar o conteúdo da web mais acessível a um maior número de pessoas com deficiências, como acomodações para cegueira e baixa visão, surdez e baixa audição, limitações de movimentos, incapacidade de fala, fotossensibilidade e combinações dessas características, além de algumas adaptações para dificuldades de aprendizagem e limitações cognitivas.

Versão mais acessível

O certificado concedido pela organização WebKeyIT, que atua com acessibilidade de conteúdos digitais, também atestou que a versão do Moodle é "a mais acessível de todos os tempos". Além de contemplar necessidades dos usuários com deficiências, as diretrizes também o conteúdo digital mais acessível aos usuários em geral.

Criado em 2001, pelo programador australiano Martin Dougiamas, o Moodle é um software livre utilizado atualmente em cerca de 25 mil websites, em mais de 175 países e 75 idiomas diferentes.

Conforme a empresa, a equipe desenvolvedora trabalhou desde 2019 junto a consultores independentes do WebKeyIT, especialistas na área, "para garantir que as plataformas sejam acessíveis a todos e estejam em conformidade com todos os regulamentos e padrões".

Recursos

O Moodle LMS inclui diversos recursos que possibilitam aos educadores e administradores criarem cursos e atividades que ampliam a acessibilidade aos conteúdos. Dentre eles, um kit de ferramentas para iniciantes de acessibilidade, que fornece a análise automatizada dos cursos em relação aos padrões de acessibilidade, revisando o conteúdo de todas as atividades principais da plataforma.

Os desenvolvedores também disponibilizam materiais que orientam os interessados sobre como organizar materiais e criar conteúdos de forma mais acessível. Confira pelos link abaixo:


Academia Moodle 

Na Academia Moodle, também são disponilbilizados cursos para educadores aprenderem a projetar ambientes de aprendizagem on-line acessíveis, como os de introdução à acessibilidade, noções básicas de ensino acessíveis e práticas de desenvolvimento acessíveis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,3 bilhões de pessoas têm alguma deficiência significativa, o que representa 16% da população mundial , ou um em cada 6 pessoas. Em virtude disso, muitos países já têm legislações que abrangem a acessibilidade de conteúdos digitais. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Plataforma tem recursos que tornam conteúdo digital mais acessível para todos os públicos
 
ENDEREÇO
Rua Cel. Fernandes Martins, 270
Progresso, Laguna / SC
CEP: 88.790-000
CONTATO
Telefone: (48) 3647-7900
E-mail: cseg.ceres@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC