Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/04/2023-19h40

Professor da Udesc cria plugin da plataforma Moodle que recomenda artigos científicos

Professor Jordan Juliani publicou vídeo em que explica como utilizar o recurso - Imagem: Reprodução
Docentes e tutores de ensino a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) contam com um novo plugin para a plataforma de aprendizagem virtual Moodle, o recomendador de artigos científicos, desenvolvido pelo professor Jordan Juliani, que é vinculado ao Departamento de Educação Científica e Tecnológica, do Centro de Educação a Distância (Cead).

Conforme explica o professor, o plugin é um "sistema de recomendação de artigos científicos que oferece leitura complementar com base no material didático disponibilizado aos estudantes pelo professor ou tutor".

"É um novo recurso disponível para quem usa o Moodle como ambiente de ensino-aprendizagem nas disciplinas, que pode ser empregado por qualquer professor, de qualquer área do conhecimento, com potencial de beneficiar os estudantes", explica o docente.

O professor gravou um vídeo de apresentação do Plugin Moodle Recomendador de Artigos Científicos. Assista ao vídeo.


Como habilitar

O plugin pode ser aplicado em quatro recursos do Moodle: livro, livro no formato H5P, lição e página. "Basta o professor ou tutor adicionar a opção 'recomendador de artigos', para a opção ficar disponível aos estudantes."

Uma vez adicionado, os estudantes podem clicar em "receber recomendação" a qualquer momento, para receber uma lista com as recomendações de leitura complementar.

Mais de dois milhões de artigos

Segundo Juliani, os resultados são pesquisados na base de dados Ecoar, um sistema também desenvolvido por ele, que compila mais de dois milhões de artigos científicos coletados em periódicos de acesso aberto.

"Permanentemente atualizada, a base Ecoar dá cobertura às 49 áreas de conhecimento e indexa artigos dentro dos extratos A e B do Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)", destaca o docente.

Maior similaridade de conteúdo

Na busca, o plugin compara o conteúdo do usuário com o da base de dados e recupera os dez artigos científicos com maior índice de similaridade com o material pedagógico.

O estudante pode então clicar nos links para acessar os artigos nos periódicos em que foram publicados.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jordan.juliani@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Jordan Juliani publicou vídeo em que explica como utilizar o recurso
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h