Prefeito de Laguna, Peterson Crippa, governador Jorginho Mello,
vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, e secretária estadual da Educação,
Luciane Ceretta, durante o evento: todos apoiam o projeto do curso
Em cerimônia na manhã desta quarta-feira, 3, em Laguna (SC), o governador Jorginho Mello declarou ser favorável ao projeto de criação do curso de Medicina da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto de abertura do curso na
Udesc Laguna, uma demanda apresentada em 2024 pela prefeitura e comunidade da região,
tramita internamente na universidade.
O governador esteve em Laguna para anunciar investimentos em Educação no município, incluindo um ônibus escolar de 29 lugares, no valor de R$ 436 mil,
comprado com parte dos recursos repassados pela Udesc. A secretária estadual da Educação, Luciane Ceretta, a vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, e o pró-reitor de Planejamento, Gustavo Araújo, participaram do evento.
Apoio do governador
Durante a cerimônia, o prefeito de Laguna, Peterson Crippa, entregou ao governador Jorginho Mello o projeto do curso de Medicina da Udesc Laguna. “Por tudo aquilo que a Udesc já é para Laguna, e a necessidade que temos na região da melhoria na parte da saúde, o curso de Medicina em Laguna, que vai atender toda a região, se faz fundamental”, disse o prefeito.
Respondendo depois a uma pergunta da imprensa, Jorginho Mello disse que a decisão cabe à Udesc, mas que ele é favorável. “Quanto mais universidade melhor”, disse o governador. “Então a Udesc tem autonomia, seu reitor tem autonomia, e quando depender de mim qualquer tipo de autorização, está dado”, reafirmou Jorginho Mello.
Demanda local
Em 2024, a Prefeitura de Laguna enviou uma carta ao Governo do Estado, assinada também por outras prefeituras da região, solicitando apoio à abertura de um curso de Medicina na Udesc Laguna. Organizações e médicos locais reforçaram o pedido e o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos se colocou à disposição. A proposta também foi discutida em audiência pública.
Uma comissão formada por três professores da Udesc Laguna – Daniel Willemann, Carlos André Costamilan e Cristian da Silveira – elaborou o projeto do curso em conjunto com profissionais locais da área. O projeto prevê uma graduação com duração de seis anos e 40 vagas abertas por ano no vestibular. A abertura do curso exigiria investimento estimados em R$ 30 milhões.
Foi este documento que os diretores da Udesc Laguna levaram ao evento para fazê-lo chegar às mãos do governador, por meio do prefeito. Além dos diretores que integraram a comissão – Daniel Willemann (Pesquisa e Pós-graduação) e Carlos André Costamilan (Ensino de Graduação), compareceram o diretor de Extensão, Douglas Heidtmann Junior, e o diretor-geral, Eduardo Giovanni.
Tramitação
O projeto agora tramita nas instâncias superiores da universidade. A proposta está atualmente em análise técnica pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), antes de ser submetida à apreciação das câmaras de Ensino de Graduação (CEG), de Administração e Planejamento (CAP) e no Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo de deliberação da Udesc.
De acordo com a vice-reitora da Udesc, professora Clerilei Bier, as sinalizações positivas do governador e da secretária de educação durante o evento nesta quarta são um passo importante para que o projeto do curso de Medicina avance. “De nossa parte, a Udesc está empenhada em viabilizar a implantação do curso de forma que atenda a demanda da comunidade”, disse a vice-reitora.
A aprovação no Consuni, no entanto, ainda não seria a palavra final. A abertura do curso de fato dependeria de autorização do Conselho Estadual de Educação e de formalização de convênios com hospitais para estágios e outras atividades, além da aprovação dos recursos financeiros necessários.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935