Reitor da Udesc, José Fragalli, com a secretária de estado da educação,
Luciane Ceretta, e a secretária-adjunta, Kênia Scarduelli, durante a
entrega dos ônibus escolares - foto: Carlito Costa/Secom/Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) contribuiu com metade dos recursos para a compra de 100 ônibus escolares que começaram a ser entregues pelo Governo do Estado aos municípios catarinenses. Para isso, a Secretaria de Estado da Educação (SED-SC) está investindo R$ 43,6 milhões na aquisição dos veículos, dos quais R$ 21,8 milhões vieram de um repasse da Udesc.
A primeira leva, com 20 de ônibus escolares, foi entregue nesta quinta-feira, 13, em cerimônia no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, pelo governador Jorginho Mello e pela secretária de educação, Luciane Ceretta, com a presença do reitor da Udesc, professor José Fragalli.
“Trata-se de uma conexão direta entre a universidade e a educação básica, por meio da Secretaria de Educação”, disse o reitor da Udesc. “Nosso envolvimento, muito além dos recursos financeiros que aportamos para a aquisição dos ônibus, é a intenção de estreitarmos os laços com colaborações muito além disso, com nossa contribuição maior, que é na formação de professores”, completou Fragalli.
Entrega
Os primeiros 20 ônibus foram entregues na cerimônia desta quinta às prefeituras de Abelardo Luz, Agrolândia, Águas Mornas, Arroio Trinta, Aurora, Balneário Barra do Sul, Brunópolis, Dionísio Cerqueira, Dona Emma, Galvão, Garuva, Ibirama, Ituporanga, Jaborá, Meleiro, Mondaí, Nova Trento, Palmitos e Urussanga. Outros 30 devem ser entregues em dezembro e mais 50 no início do ano letivo de 2026.
“Estamos muito contentes com mais essa entrega representativa para a Educação”, disse o governador Jorginho Mello. “Estado e municípios precisam caminhar juntos e é com essa união que vamos continuar melhorando Santa Catarina”, completou.
“Os novos ônibus auxiliam também no combate à evasão escolar, proporcionando mais conforto e segurança para os estudantes e tranquilidade aos pais”, ressalta Luciane Ceretta. “Estamos atentos a todos os detalhes que impactam na aprendizagem dos nossos estudantes e buscando melhorar ainda mais”, disse a secretária de educação.
Ensino médio
Os ônibus escolares vão beneficiar também os estudantes de ensino médio, que tem agora uma carga horária maior, um público potencialmente de futuros estudantes de graduação da Udesc. Cada veículo está identificado com um adesivo na parte traseira com a marca da Udesc, ajudando a divulgar a universidade nos municípios.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935