DiSCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:
Ambientes costeiros e lagunares: classificação e características gerais. Generalidades sobre oceanografia costeira e estuarina. Interações ambiente-sociedade e impactos antrópicos sobre sistemas costeiros e lagunares. Funções e Serviços Ecossistêmicos. Desafios e tendências na exploração de recursos renováveis e não-renováveis em sistemas costeiros e lagunares. Planejamento e instrumentos de gestão ambiental em sistemas costeiros e lagunares.
As atividades serão desenvolvidas em disciplinas de graduação da Área de Concentração do Mestrando, preparando, planejando e/ou ministrando parcialmente o conteúdo programático de disciplinas de graduação sob a supervisão do Professor responsável. A avaliação do pós-graduando será de responsabilidade do orientador em conjunto com o professor responsável pela disciplina.
Conceitos e temas em metodologia científica e da pesquisa. Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica: relação entre o objeto de investigação científica, os referenciais teóricos e os métodos de investigação. Distinção dos tipos de pesquisa científica. Desenvolvimento da pesquisa. Plano de dissertação: recortes, técnicas de pesquisa e apresentação de resultados.
DISCIPLINAS ELETIVAS:
Categorias de dados. Banco de dados sociais e ambientais. Estatística Descritiva. Probabilidade e Distribuição de Probabilidades. Testes de hipóteses. Análise de Variância. Correlação e Regressão. Regressão linear x não linear. Noções de delineamento experimental/amostral. Curadoria dos dados. Criação e edição de gráficos.
Aquicultura: aspectos ambientais, sociais e econômicos. Impactos e potencias da aquicultura em relação ao desenvolvimento sustentável. Desafios da sustentabilidade na produção aquícola. Sistemas de cultivo. Licenciamento ambiental. Técnicas de preparação de solo e água. Etapas e técnicas de cultivo. Nutrição de animais aquáticos. Piscicultura, carcinicultura, algocultura e malacocultura em sistemas costeiros e lagunares. Principais cadeias mundiais de produção. Espécies nativas com potencial de produção no Brasil. Efluentes da aquicultura. Beneficiamento, mercado e comercialização.
Produtos naturais em sistemas costeiros e lagunares. Compostos bioativos e bioprodutos costeiros e lagunares de interesse econômico. Biorremediação. Monitoramento de condições para florações tóxicas. Biotecnologia e aquicultura. Mercado mundial da Biotecnologia Marinha. Empresas, patentes e inovação em Biotecnologia Marinha no mundo e no Brasil. Biotecnologia de algas: aplicação em soluções baseadas em natureza para mudanças climáticas.
Sociobiodiversidade: fundamentação teórico-conceitual. Transformações globais e seus impactos nos sistemas produtivos e na sociobiodiversidade. Segurança alimentar. Alimentos tradicionais e cadeias produtivas regionais do litoral catarinense. Objetivos do instrumental analítico utilizado para estudo das cadeias produtivas. Abordagens clássicas sobre arranjos interorganizacionais para estudos das cadeias produtivas e dos sistemas de economia em sistemas costeiros e lagunares. Teoria Institucional. Nova sociologia econômica, cadeias curtas e redes alternativas.
Histórico, definições, componentes e conceitos de biodiversidade e de conservação. Padrões de biodiversidade em sistemas costeiros e lagunares. Descritores e medidas de diversidade. Biodiversidade no espaço-tempo. Indicadores de sensibilidade ambiental. Valores, ética e fundamentos legais da conservação. Ameaças à biodiversidade. Conservação da Biodiversidade e Mudanças Climáticas. Padrões de raridade. Tipos de extinções. Categorias de ameaça. Tratados nacionais e internacionais para a conservação da biodiversidade em sistemas costeiros e lagunares. O papel das instituições conservacionistas para a conservação no Brasil e no mundo. Manejo de espécies (silvestres e invasoras).
Desenvolvimento Sustentável e Governança. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030 e territorialidade. Instrumental teórico-conceitual de espaço, território e planejamento costeiro. Capitalismo e a evolução do planejamento territorial no litoral. Relações natureza- sociedade, planejamento e gestão ambiental. Dinâmica socioespacial e planejamento territorial na zona costeira.
Desafios e tendências da pesca em sistemas costeiros e lagunares. Interface de pescarias comerciais com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dimensões e organização social da pesca artesanal. Modelos de comunicação e tecnologias de informação para comunidades tradicionais. Dimensões biológicas da captura em ambientes costeiros e lagunares: dinâmica das populações pesqueiras. Interações físico-biológicas em ambientes costeiros e lagunares. Métodos e artes de pesca em ambientes costeiros e lagunares.
Impacto do Antropoceno sobre sistemas costeiros e marinhos. Monitoramento ambiental e degradação de poluentes. Fundamentos da Ecotoxicologia em Sistemas Costeiros e Lagunares. Poluição marinha. Toxicidade. Relação dose-resposta. Bioacumulação e biomagnificação. Fatores de bioconcentração. Elementos essenciais e não-essenciais. Curvas de crescimento x concentração. Biodisponibilidade. Bioindicadores: aplicações, características requeridas para um bioindicador, principais grupos de organismos bioindicadores, exemplos de aplicações. Biomarcadores: específicos, seletivos e não-específicos. Bioensaios: avaliação da toxicidade aguda e crônica, fatores que influenciam os bioensaios, estabelecimento de padrões de qualidade de água, exemplos de aplicações. Avaliações de riscos ambientais em sistemas costeiros e lagunares. Métodos ecotoxicológicos na legislação ambiental.
Genética aplicada à ecologia de sistemas costeiros e lagunares. Herdabilidade e Plasticidade Fenotípica. Mapeamento Associativo. Genética de Populações. Base genética das interações ecológicas. Longevidade. Deriva Genética. Metapopulações. O papel da genética ecológica na manutenção da sociobiodiversidade costeira.
Política Nacional para os Recursos do Mar (PNRM). Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC). Zona Costeira. Transição de ambientes terrestres e marinhos. População mundial das Zonas Costeiras. Gestão ambiental da Zona Costeira do País. Zona Exclusiva. Formulação de políticas. Agenda Brasileira de Gerenciamento Costeiro e instituições de apoio técnico e político.
Holoceno x antropoceno. Ciclos locais e globais da água. Ciclos locais e globais do ar. Poluição e Contaminação. Mudanças climáticas e consequências sobre sistemas costeiros. Políticas e gestões nacionais e internacionais para mudanças climáticas. Aspectos ecológicos, sociais e econômicos das mudanças na paisagem costeira em escala global e regional.
Princípios físicos de sensoriamento remoto. Sensores remotos. Princípios da interação entre a radiação eletromagnética e os sistemas costeiros e lagunares. Espectro visível. Infravermelho. Microondas ativas e passivas. Monitoramento espaço-temporal dos processos costeiros com sensoriamento remoto. Computação científica aplicada.
Funções e Serviços Ecossistêmicos. Importância socioecológica e valor econômico de ecossistemas costeiros. Fundamentos de Economia Ecológica. Economia clássica e economia ecológica. Capitalismo e Meio Ambiente. Fundamentos teóricos de contabilidade ambiental. Valoração econômica e complexidade ecossistêmica. Mensurando sustentabilidade. Macroeconomia ecológica. Instrumentos econômicos para compensar a provisão de serviços ambientais. Economia dos Recursos Ambientais. Estudos de caso.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




