Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

26/05/2023-15h46

Mestrando da Udesc Esag propõe jogos para educação financeira nas escolas

Lucas Sell Romão defenderá nesta terça-feira, 30, às 9h, sua dissertação “Estratégias Interdisciplinares para o Ensino-aprendizagem da Educação Financeira: os casos das escolas de ensino fundamental I e II”, no Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Nerio Amboni.

Todas as defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa será feita na Sala 08 da Udesc Esag, com transmissão on-line ao vivo.

Assista aqui à defesa
(nesta terça-feira, 30, às 9h)

O objetivo do estudo foi desenvolver uma proposta com práticas interdisciplinares para o ensino-aprendizagem da educação financeira em escolas de ensino fundamental. Foram feitos estudos de caso em escolas públicas e privadas de Florianópolis, São José e Palhoça (SC).

Os resultados demonstram a percepção dos professores de que a gamificação colabora no desenvolvimento da educação financeira nas escolas, por ser capaz de reeducar o comportamento dos alunos frente ao uso de suas finanças.

Foi formulada então a estratégia “jogo de tabuleiro interdisciplinar para educação financeira”, envolvendo a criação de um jogo, partindo da observação da realidade. A ludicidade dos jogos estimula o raciocínio lógico, a agilidade, a memória e a aquisição de conhecimentos, tornando aprendizagem mais envolvente e motivadora.

Acesso on-line

Para assistir à defesa pela internet, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência (8h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC