Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/04/2023-13h22

Tese premiada do Doutorado em Administração da Udesc Esag vira e-book gratuito

Estudo recebeu o Prêmio Ignacy Sachs na categoria Melhor Tese de Doutorado sobre Inclusão Produtiva Rural
O pesquisador Anderson Luis do Espirito Santo acaba de ter transformada em livro sua tese “No rural tem inovação social! Um estudo em dois assentamentos rurais na zona fronteiriça Brasil-Bolívia”, defendida em 2021 no Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O estudo recebeu em 2022 o Prêmio Ignacy Sachs, na categoria Melhor Tese de Doutorado sobre Inclusão Produtiva Rural. A publicação no formato de livro, pela Life, é uma consequência da premiação. O e-book está disponível gratuitamente no site da editora.

Baixe aqui o livro.

Tese

O estudo analisa a trajetória e a experiência dos agricultores familiares de dois assentamentos rurais, Taquaral e 72, localizados nas cidades de Corumbá e Ladário, zona fronteiriça Brasil-Bolívia. A pesquisa reconheceu esses assentamentos como “laboratórios de novas ruralidades” e espaços de “experimentação” em termos de inovação social.

Os dados levantados permitiram identificar os efeitos desses assentamentos no desenvolvimento rural na região. Eles foram capazes de proporcionar acesso à terra, atividades produtivas com maior diversificação e inclinação mais sustentável, além de avanços em áreas como educação, saúde e emprego.

O trabalho detectou ainda um processo de inovação social rural por meio de redes de organizações (incluindo as famílias assentadas) que, juntas, foram um ecossistema. Suas ações buscam soluções para problemas públicos, como falta de água ou de apoio técnico, o que tem impactos na reconstrução da democracia ao longo do tempo.

Prêmio

O Prêmio Ignacy Sachs é promovido pela Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano”, uma iniciativa do Cebrap Sustentabilidade – um dos núcleos de pesquisa do Centro Brasileiro de Análise de Planejamento –, em parceria com as fundações Arymax, Porticus e Tide Setubal e com o Instituto Humanize.

O objetivo do prêmio é reconhecer o mérito de trabalhos acadêmicos que contribuam para expandir o conhecimento disponível à sociedade brasileira sobre como ampliar as oportunidades de inclusão econômica e produtiva de famílias vulneráveis que habitam o Brasil rural e interiorano.

Ignacy Sachs foi um dos pioneiros na busca por novos paradigmas de desenvolvimento baseados na convergência entre expansão do bem-estar e valorização da diversidade socio-bio-cultural. Destacou-se por seu enorme esforço em mostrar que o Brasil é um dos países mais bem posicionados para liderar uma transição sustentável em escala planetária.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Tese recebeu o Prêmio Ignacy Sachs, na categoria Melhor Tese de Doutorado sobre Inclusão Produtiva Rural
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h