Fórum reuniu dirigentes e representantes de instituições de
ensino superior de todo o país. Foto: Carla Dellagnese - Ascom/Uergs
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou do 75º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da
Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O encontro começou na terça-feira, 19, e se encerrou nesta sexta, 22, em Porto Alegre (RS).
O evento reuniu dirigentes e representantes de instituições de ensino superior de todo o país para discutir temas estratégicos para a educação pública, a pesquisa e o desenvolvimento regional.
“Para nós, é muito importante aprender o que as outras universidades estão fazendo e também compartilhar aquilo que nós fazemos”, destacou o reitor da Udesc, José Fragalli, trazendo como exemplo a atuação do
Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).
Nessa edição, o Fórum teve como tema central “Universidades, mudanças climáticas, gestão de riscos e desastres e construção de resiliência”. A programação contou com conferências, mesas de debate e reuniões de câmaras temáticas da Abruem.
"Os fóruns da Abruem são sempre muito interessantes, por conta da abrangência dos temas, e essa troca de experiências é o que faz realmente o evento ser diferente, enriquecedor, que realmente vale a pena participar”, concluiu Fragalli.
A universidade foi representada no evento pelo reitor, José Fragalli, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Pezzin, as coordenadoras geral e adjunta do programa Universidade Aberta do Brasil na Udesc, Carmen Pandini e Ivoneti Ramos, a professora Edlamar Kátia Adamy (diretora-geral da Udesc Oeste e membro da Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino da Abruem) e a técnica Letícia Dutra, da Pró-Reitoria de Ensino.
O Fórum da Abruem é realizado periodicamente e se consolidou como um espaço de articulação entre universidades estaduais e municipais brasileiras, promovendo o intercâmbio de experiências e o debate de políticas para o ensino superior público.
A Udesc será sede do 76º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem que será realizado de 14 a 17 de outubro, em Florianópolis (SC).
Confira mais informações sobre como foi o Fórum no site da Abruem.
Sobre a Abruem
Criada em 1991, a Abruem é uma das mais importantes entidades do ensino superior brasileiro e da América Latina. Atua diretamente em 20 estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio de suas 46 universidades associadas. Busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do ensino superior, integrando ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail:
comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007