Udesc integra comitiva ao lado de gestores de universidades
brasileiras. Foto: Divulgação Victoria University
De 16 a 27 de junho, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estará na Nova Zelândia, em uma missão organizada pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (
Abruem). A viagem integra o calendário anual da associação e busca promover o intercâmbio de experiências, discutir possibilidades de cooperação e apoiar o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas.
O reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, e a secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional, Júlia Rodrigues, integram a comitiva ao lado de 34 reitores, vice-reitores, pró-reitores e assessores de relações internacionais de outras universidades brasileiras.
No período, os gestores farão a visita a diversas instituições neozelandesas, incluindo Victoria University, Massey University, University of Otago, University of Auckland, além da Embaixada do Brasil em Wellington. A programação prevê reu niões com reitores, pesquisadores e gestores internacionais para discutir possibilidades de acordos bilaterais, projetos conjuntos e mobilidade acadêmica.
“Essa iniciativa é estratégica para a Udesc para fomentar redes de pesquisa internacionais, impulsionar a inovação e ampliar as oportunidades para estudantes e docentes em uma perspectiva de internacionalização inclusiva e cooperativa”, avalia Júlia Rodrigues.
Ainda segundo a secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional, a presença da Udesc na missão reafirma o compromisso da universidade com a internacionalização e a busca por parcerias estratégicas globais, em especial no campo da pesquisa científica.
“A aproximação com universidades do Sul Global está em sintonia com os objetivos do programa Capes Global, que incentiva colaborações acadêmicas entre países do hemisfério sul, promovendo o desenvolvimento conjunto e o intercâmbio de conhecimentos”, explica Júlia Rodrigues.
A iniciativa conta com o apoio da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Embaixada do Brasil em Wellington e da entidade Universities New Zealand, que representa o sistema universitário do país.
Mais informações sobre a missão podem ser obtidas na
página da Abruem.
Clerilei Bier assume como reitora em exercício
Durante o período da viagem, até 28 de junho, a vice-reitora Clerilei Bier assume como reitora em exercício da Udesc. Clerilei é a primeira vice-reitora eleita e a quinta mulher a estar como reitora em exercício nos 60 anos da instituição.
A docente do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) integra a Gestão 2024-2028 ao lado de Fragalli, pró-reitores e demais gestores.
Assessoria de Comunicação da Udesc
*Com informações da assessoria de comunicação da Abruem
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010