Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

10/12/2025-14h48

Udesc Balneário Camboriú participa de encontro nacional de cursinhos pré-vestibulares

Evento reuniu 383 representantes de todo o país em Brasília

Encontro buscou promover o diálogo e a construção coletiva entre os coordenadores. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) esteve representada pela coordenadora do cursinho pré-vestibular comunitário Olimpo, de Balneário Camboriú, Anna Paola Pio, no 1º Encontro Nacional da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O evento foi realizado em Brasília nessa segunda e terça-feira, 8 e 9, e reuniu 383 representantes de cursinhos de diferentes estados do Brasil.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O objetivo foi estimular debates sobre desafios, estratégias e o papel dos cursinhos populares na democratização do acesso ao Ensino Superior em todo o país. 

Além de contribuir nas discussões sobre a construção e o futuro desses projetos sociais, o evento foi um momento de diálogo e troca de experiências entre os coordenadores das iniciativas.

“A participação no encontro representa um marco importante para o fortalecimento das ações do Cursinho Olimpo e para o reconhecimento do trabalho desempenhado pelas iniciativas comunitárias”, afirma a coordenadora, Anna Paola Pio.

Recentemente, o cursinho pré-vestibular comunitário Olimpo foi contemplado com um edital de incentivo do MEC. A partir dos recursos disponíveis, foi possível a participação da coordenadora do cursinho no Encontro Nacional e, ainda, a disponibilização de bolsas mensais para a permanência dos alunos no programa. 

Sobre o Olimpo

Criado em 2011, o Olimpo Pré-vestibular é um programa de extensão do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc Balneário Camboriú. Seu principal objetivo é oferecer, de forma gratuita, apoio educacional a estudantes de escolas públicas, visando prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Atualmente, o cursinho tem uma equipe de 12 professores e monitores, que atuam desde a preparação das aulas até a promoção de atividades complementares. O programa abrange as disciplinas essenciais ao Enem e principais vestibulares, tais como Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além de aulas específicas de Redação.

As aulas são ministradas na Udesc Balneário Camboriú de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30. Anualmente, são ofertadas 40 vagas, com número ilimitado de inscritos, sendo realizadas chamadas ao longo do ano letivo até o preenchimento total das vagas.

Para saber mais, acesse o perfil do Olimpo no Instagram ou entre em contato pelo telefone (48) 99120-7923.


Assessoria de Comunicação da Udesc 
E-mail: comunicacao@udesc.br 
Telefone: (48) 3664-8006
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem: Divulgação
  • Imagem: Divulgação
  • Imagem: Divulgação
  • Imagem: Divulgação
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC