Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/06/2025-17h32

Cursinhos pré-vestibulares da Udesc são selecionados para programa de apoio do MEC

Olimpo e Supera receberão suporte técnico e financeiro por sete meses

Olimpo, iniciativa da Udesc Balneário Camboriú, tem 25 alunos matriculados atualmente. Foto: Divulgação
O Olimpo e o Supera, pré-vestibulares gratuitos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú e Lages, estão entre as iniciativas selecionadas para integrar a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), programa do Ministério da Educação (MEC) que oferecerá suporte técnico e financeiro para a preparação de mais de 15 mil estudantes do país que desejam ingressar no ensino superior.

Ao longo de sete meses, os cursinhos terão acesso ao valor de até R$ 163.200,00, que poderá ser aplicado em auxílios mensais de R$ 200 para cada aluno, visando a perma nência dos estudantes; auxílio financeiro ao trabalho de professores e coordenadores; e recursos para atividades técnicas e administrativas.

Conforme o MEC, a proposta é atender prioritariamente estudantes da rede pública e de grupos socialmente desfavorecidos, como pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Rodrigo Terezo, a participação de dois cursinhos da Udesc na rede do MEC representa o reconhecimento do trabalho comprometido que a universidade vem desenvolvendo em prol da democratização do acesso ao ensino superior.

“A seleção do Supera e do Olimpo reforça a importância da interiorização das políticas públicas de educação e coloca a Udesc em posição de destaque como agente ativo na promoção da equidade educacional no país”, enfatiza o pró-reitor.

Além do Olimpo e do Supera, a Udesc conta com outras iniciativas para a preparação de estudantes para ingresso no ensino superior, incluindo os pré-vestibulares Garibaldi, em Laguna; Edusca, em Joinville; e o Integrar, em Florianópolis.

Auxílio para impulsionar o aprendizado

A perspectiva dos cursinhos gratuitos da Udesc é de que a participação no programa do MEC permita investir ainda mais na qualidade do ensino e na garantia de melhores condições para a permanência e aprendizagem dos estudantes.

“A parceria com o MEC também representa um reconhecimento importante do trabalho da equipe envolvida, que atua com grande dedicação. Acreditamos ainda que esse incentivo impactará positivamente toda a comunidade, ao ampliar o acesso à educação, promover a inclusão e transformar realidades por meio do conhecimento”, avalia a coordenadora do Olimpo, Anna Paola Pio.

Dentre os estudantes que serão beneficiados com o subsídio está Antônio Carlos Prado dos Santos, de 18 anos, que sonha em fazer Medicina. “A bolsa do MEC me ajudará com o transporte e a alimentação”, explica o jovem.

Antônio conta que a iniciativa da Udesc Balneário Camboriú lhe dá a oportunidade de se preparar para começar um curso superior. “Sem o Olimpo, não conseguiria fazer outro cursinho. Acredito que cursinhos gratuitos são essenciais para dar oportunidades de conseguir um futuro melhor através do ingresso em faculdades”, salienta.

Assim como Antônio, Sarah Morena Trindade Azambuja, de 17 anos, espera usar o recurso para pagar os custos com o transporte para as aulas. A aluna, que sonha em ser médica veterinária e ter uma vida agradável, acredita que os pré-vestibulares comunitários colaboram para transformar realidades.

“É muito importante o acesso a cursinho pré-vestibular gratuito, pois é uma maneira de dar oportunidade a pessoas que talvez não tenham tido chance de mudar sua realidade, pois o curso ajuda a passar para alguma faculdade e seguir uma profissão”, salienta Sarah.

“Com esforço, apoio e oportunidade, nossos estudantes podem – e vão – conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior", completa Anna Pio.

Impactos para além da sala de aula

Além de garantir melhoria na estrutura dos cursinhos e condições para a construção do conhecimento, a participação na Rede Nacional de Cursinhos Populares do Governo Federal pode colaborar para a qualificação no atendimento aos alunos.

“Um dos principais desafios enfrentados por nossos alunos é a sobrecarga emocional e social que marca essa fase da vida. Muitos lidam com cobranças familiares, dúvidas sobre suas capacidades, rotinas exaustivas de trabalho e estudo, além da escassez de recursos e orientação adequada para alcançar o ensino superior”, afirma Anna Paola Pio.

A saída encontrada pelos projetos para aliviar a tensão dos estudantes e colaborar para que o processo seja o mais tranquilo possível tem sido investir em espaços acolhedores e conteúdos atrativos.

No Supera, uma das estratégias é associar o conhec imento a temas de interesse dos jovens, com questões que relacionem os conceitos a aspectos de suas rotinas, como saúde e esportes, por exemplo. O Olimpo também tem focado na oferta de material didático, simulados, monitorias, correções de redações e um acompanhamento próximo.

Os resultados da metodologia têm impactado não apenas a vida dos estudantes, mas também de toda a equipe envolvida. “Tem sido uma experiência enriquecedora porque a gente tem a vivência da sala de aula, tanto que eu comecei quando estava na graduação e hoje estou no doutorado porque quero ser professora”, destaca Alaíde Cristina de Bem Mattos, professora do Supera desde 2017 e hoje doutoranda em Bioquímica e Biologia Molecular na Udesc Lages.

Sobre o Olimpo

Criado em 2011, o Olimpo Pré-vestibular é um programa de extensão do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc em Balneário Camboriú. Seu principal objetivo é oferecer, de forma gratuita, apoio educacional a estudantes de escolas públicas, visando prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Atualmente, o cursinho tem uma equipe de 12 professores e monitores, que atuam desde a preparação das aulas até a promoção de atividades complementares. O programa abrange as disciplinas essenciais ao Enem e principais vestibulares, tais como Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além de aulas específicas de Redação.

As aulas são ministradas na Udesc Balneário Camboriú de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30. Anualmente, são ofertadas 40 vagas, com número ilimitado de inscritos, sendo realizadas chamadas ao longo do ano letivo até o preenchimento total das vagas.

Para saber mais sobre o Olimpo, acesse o Instagram (@olimpoudesc.bc) ou entre em contato pelo telefone (48) 99120-7923.

Sobre o Supera

O curso pré-vestibular Supera é um projeto criado em 2017 como parte do programa de extensão “Educação em Ciências”, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Udesc em Lages. A iniciativa busca fomentar a educação por meio da troca de conhecimentos e experiências entre discentes de graduação e de pós-graduação da universidade e alunos d o ensino médio da rede pública. A meta é prepará-los para os vestibulares, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cursos de pós-graduação e vida científica.

A equipe é composta por bolsistas e voluntários da Udesc Lages. As inscrições podem ser realizadas de forma contínua, ao longo do ano. Já as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, no centro de ensino.

Saiba mais sobre o Supera no instagram (@superacav) ou pelo e-mail superacav@gmail.com


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h